ARC-M7

Mesa de som e interface USB Arcano

Descrição do Produto

ARC-M7 Arcano® – 5 entradas balanceadas para microfones; 1 canal estéreo; efeito de delay 16 bits; saída principais em P10 (não balanceada); 1 saída AUXILIAR; saída e entrada RCA, leitor de pendrive; interface de áudio; conexão USB; bluetooth.

  • Indicada para fazer gravações básicas e LIVEs através do PC.
  • Compatível com qualquer programa de gravação/DAW.
  • Compatível com Windows 7/8/10. Uso não recomendado em Mac.
  • Plug and Play – Não precisa driver, porém compatível com ASIO4ALL.
  • Não grava em multi-pista. Não permite gravar os canais em pistas individuais simultaneamente. 
  • Cabo USB de 1,28m.

USO DE PLUGINS

Não indicada para tocar instrumentos reais/analógicos utilizando em tempo real os efeitos de plug-ins, devido a sua forma de monitoramento direto que não pode ser desativada, mais detalhes abaixo.
Não há limitação para inserção de plug-ins durante a mixagem e masterização. 
Pode ser utilizada como saída de áudio para monitorar os samples de instrumentos virtuais trabalhando em conjunto com controladores MIDI, mais detalhes abaixo.

MODO DE GRAVAÇÃO

Gravação MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.

Qualidade de gravação:

Resolução: 16 bits

Taxa de amostragem: 48kHz

BLUETOOTH

É ativado através do botão MODE. Pressionando o botão MODE duas vezes irá aparecer BT no display. Basta você procurar o dispositivo ARCANO na lista do lista de dispositivos bluetooth do seu aparelho.

CANAIS E SEUS RECURSOS:

  • Phantom Power +48V DC para todas as entradas XLR (não é individual por canal);
  • 5 canais MONO com entradas XLR (MIC/balanceada) e P10 (LINE/não balanceada);
  • 1 canal ESTÉREO – Canais 6/7. Entrada L pode funcionar como MONO. Também utilizado para transmitir o som do leitor do MP3, mais detalhes abaixo;
  • INSERT nos canais mono;
  • GANHO em todos os canais;
  • EQUALIZADOR de 3 bandas: Agudo, médio e grave;
  • Vol. EFF – Volume de efeito;
  • Vol. AUX – Volume da saída auxiliar AUX (pré fader);
  • LED PEAK – Indica que o canal está clipando, está com o nível de entrada muito alto;
  • PAN – Direciona o som do canal para o lado direito ou esquerdo do master;
  • Botão STEREO/USB – Desabilita as entradas P10 6/7 e habilita o som do MP3 para sair através do canal 6/7.
  • NÃO POSSUI MUTE POR CANAL.
  • NÃO POSSUI PRÉ ESCUTA (SOLO/PLF).

SAÍDAS E VOLUMES PRINCIPAIS

SAÍDAS PRINCIPAIS L-R: Apenas em P10 (não balanceada).
RCA – TAPE (Entrada de áudio).
RCA – REC (Saída de áudio).
FONE DE OUVIDO P10 – Saída estéreo com amplificação para fones de ouvido em P10. Não possui pré-escuta.
VOL. MASTER com um único deslizante para os dois lados L e R.
VOL. EFF – Volume geral do efeito e da entrada RETURN.
VOL. AUX – Volume geral da saída auxiliar AUX.
VOL. PHONES – Volume da saída de fone de ouvido. Independente do MASTER.

SAÍDAS AUXILIARES para monitoramento

AUX – saída auxiliar PRÉ FADER – Pode ser utilizada como via de monitoramento pré fader. Permite enviar o som do MP3 para os monitores, mais detalhes abaixo.

FX SEND – saída auxiliar PÓS FADER – Pode ser utilizada como via de monitoramento pós fader, porém é necessário desativar o efeito de delay. Permite enviar o som do MP3 para os monitores.

LEITOR DE MP3

Botões avançar, voltar, play/pause.

LED indica PAUSA e REPRODUÇÃO da música.

Para reproduzir as músicas do pendrive, deve-se utilizar o canal 6/7. O botão USB/ST deve estar levantado e o volume deste canal aberto.

Não possui função repetir.

Não permite saltar pastas.

Não faz gravação no pendrive.

EFEITO

Apenas efeito de Delay. 

Qualidade de 16 bits.

REPEAT – Adiciona repetições ao eco.

DELAY – Altera a distância entre um eco e outro.

EFF – Volume geral do efeito.

  • 1 VIA DE MONITORAMENTO/ RETORNO

A MM-7 possui uma saída auxiliar AUX onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som de um dos canais da mesa para a saída AUX será necessário aumentar o volume AUX do canal desejado e o volume AUX geral que fica logo abaixo do volume do fone.

A saída AUX é independente da via de efeito, por tanto poderá ser utilizada sem afetar o funcionamento do efeito da mesa. Não é possível enviar o som com efeito para a saída AUX.

É possível enviar o som do MP3 para a saída auxiliar, basta abrir o volume AUX do canal 6/7 enquanto estiver utilizando-o para reproduzir o som do pendrive, mais detalhes abaixo.

  • LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES – SAÍDAS PRINCIPAIS “MAIN OUT”

A MM-7 disponibiliza saídas principais em conexões P10 não balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos P10-XLR/P10-P10.?

  • CANAL ESTÉREO 6/7 e REPRODUÇÃO DO PENDRIVE

Este canal ajuda a receber o sinal das saídas L e R como a de um teclado musical, e nas saídas principais MAIN OUT da mesa essa divisão ainda é mantida estéreo. Esse canal pode ser utilizado para ligar qualquer equipamento que necessite manter a divisão estéreo nas saídas principais da mesa.

A entradas L desse canal ainda pode funcionar como MONO se não houver outro cabo plugado na entrada R. Desta forma, o som for enviado pela entrada L será distribuído para os dois lados do master. Quando se pluga um outro cabo na entrada R ocorre a divisão interna dos canais, formando o canal estéreo.

Estes canais também podem ser utilizados para outras finalidades como enviar o áudio estéreo da saída de fone de um computador utilizando cabo Y P2-P10. Entre outras possibilidades.

O botão MP3/ST seleciona o modo de operação do canal 6/7. O botão quando está levantado irá habilitar as entradas P10 para funcionarem normalmente como entradas de linha. Com o botão pressionado o canal irá habilitar o som do leitor de pendrive e desabilitará o som das entras P10 6/7. Não é possível usar as entradas P10 e tocar o som do pendrive ao mesmo tempo.

  • INSERT NOS CANAIS

Para utilizar um equalizador, compressor ou um limiter em um canal específico é necessário a utilização das conexões INSERTS. Essas conexões possuem dois terminais internos um deles é o SEND e o outro o RETURN. O terminal SEND retira o sinal do pré-amplificador do canal para enviar para a entrada de um compressor (por exemplo), e o RETURN recebe o sinal da saída do compressor. Para que seja possível essa conexão, é utilizado um cabo Y (P10 estéreo – 2× P10 mono). A ponta estéreo do cabo é conectada na entrada INSERT e as outras pontas mono são plugadas no periférico (compressor, limiter, equalizador).

  • TAPE (RCA)

São úteis para enviar um som estéreo para a mesa, ligando a saída de fone de um computador, de um celular, DVDs, CD players, etc. Seu volume é controlado pelo botão TAPE.

  • REC (RCA)

São úteis para enviar o som da mesa para algum gravador, interface, entradas de microfone P2. São controladas pelo volume MAIN MIX L e R.

  • SOBRE O USO COM PLUG-INS DE EFEITO

Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.

  • SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS

Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento.

  • SOBRE PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO/DAW

Não há restrição para nenhum programa de gravação/DAW, uma vez reconhecida pelo sistema operacional basta selecioná-la como dispositivo de áudio no programa DAW.?

  • ?MONITORAMENTO DA DAW

Não é possível utilizar o recurso MONITOR INPUT dos canais da DAW devido ao monitoramento direto da interface de áudio que não pode ser desativado. Habilitar o recurso monitor input do canal da DAW poderá gerar LOOP ou eco. Recomenda-se por tanto, utilizar apenas o monitoramento da interface de áudio.