Descrição do Produto
24 entradas balanceadas para microfones com pre-amp de alta qualidade; Efeitos 24bits incluindo REVERB; Equalizador Gráfico 7 bandas; Saída principais em XLR e P10; 2 saídas de Grupo; 2 saídas AUXILIARES; Entrada e saída RCA
ESTA MESA NÃO POSSUI ENTRADA PARA PENDRIVE, INTERFACE EMBUTIDA OU BLUETOOTH.
CANAIS E SEUS RECURSOS:
Phantom Power +48V DC para todas as entradas XLR (não é individual por canal)
24 CANAIS MONO com entradas XLR (MIC/ balanceada) e P10 (LINE/ não balanceada)
INSERT em todos os canais – Entrada individual para compressor, limiter, equalizador, etc
GANHO em todos os canais
BOTÃO -20DB para atenuar o ganho do sinal de entrada
EQUALIZADOR de 3 bandas: Agudo, médio e grave + Freq (ajuste de frequência de médio)
Vol. AUX2/EFF– Volume de efeito e controle de volume da saída auxiliar 2 (Pós Fader)
Vol. AUX 1 – Controle de volume da saída auxiliar 1 (Pre Fader)
LED OL – Indica que o canal está clipando, também acende quando o MUTE está ativo.
MUTE por canal
BOTÃO 1-2 – Direciona o som do canal para os GROUPs 1 e 2
BOTÃO MAIN – Direciona o som do canal para as saídas principais MAIN OUT
EFEITOS: 26 PRESETs; Qualidade de 24BITS
REVERB, DELAY, CHORUS, leslie, pitch, flanger, + 5 combinações de reverb.
SAÍDAS, VOLUMES PRINCIPAIS & EQUALIZADOR GRÁFICO:
SAÍDAS PRINCIPAIS L-R: XLR (balanceada) e P10 (não balanceada)
GROUP OUT – 2 saídas de subgrupo (não balanceada)
RCA – TAPE (Entrada de áudio)
RCA – REC (Saída de áudio) –
FONE DE OUVIDO P10 – Escolha ouvir o Master ou o Grupo com o botão LR/1-2
VOL. MASTER com deslizantes L e R separados.
VOL. G1 – controle da saída GROUP 1
VOL. G2 – controle da saída GROUP 2
VOL. EFF – Volume geral do efeito
VOL. TAPE – Volume da entrada RCA TAPE
EQUALIZADOR GRÁFICO com 7 bandas para as saídas principais com botão Bypass L-R
SAÍDAS AUXILIARES para monitoramento ou efeito externo:
SEND 1 – saída auxiliar PRÉ FADER
SEND 2 – saída auxiliar PÓS FADER – É necessário desativar o efeito para utilizá-la como via de monitoramento
RETURN – 2 entradas – Utilize-as para adicionar um efeito externo(Rack/Pedal)
2 VIAS DE MONITORAMENTO/ RETORNO
A ARMD-24-FX possui duas saídas auxiliares SEND 1 e SEND 2 onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som de um dos canais da mesa para a saída SEND 1 será necessário apenas aumentar o volume AUX1 do canal desejado. A saída SEND 1 é uma saída auxiliar do tipo pré fader, por tanto não será preciso aumentar o volume no deslizante do canal para que o som saia nos monitores.
Para liberar o som na saída SEND 2 será necessário que o efeito da mesa seja desativado através do botão EFF/SEND. A saída SEND 2 é uma saída auxiliar do tipo pós fader, por tanto precisará aumentar o volume do canal no deslizante. Assim para liberar o som do canal desejado para a saída SEND 2 basta desativar o efeito, abrir o volume no deslizante do canal e abrir o volume AUX2 do canal.
Outra forma de obter vias de monitoramento seria com as saídas GROUP, por possuírem um volume individual ao volume principal das PAs. Nesse caso, as saídas “GROUP” funcionariam como via de retorno pós fader, necessitando que o volume do canal esteja aberto. Selecione os canais desejados a saírem no GROUP através do botão 1-2 de cada canal, e aumente o volume das saídas GROUP 1 e 2 pelos deslizantes G1 e G2.
UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)
As saídas SEND 1 e SEND 2 podem ser utilizadas como vias para ligar efeitos externos na mesa. Caso seja priorizado os efeitos mais do que os retornos, o usuário poderá ligar a input do seu efeito externo em uma das saídas SEND, e a output do seu efeito externo na entrada RETURN. Assim toda vez que um dos volumes AUX1 ou AUX2 forem abertos em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo.
LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES – SAÍDAS PRINCIPAIS E SAÍDAS GROUP
A ARMD-24-FX disponibiliza saídas principais em conexões XLR balanceadas e P10 não balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos XLR-XLR/ XLR-P10/P10-P10.
Além das saídas tradicionais MAIN OUT onde o usuário poderá ligar seus amplificadores e PAs ativas, a ARMD possui as saídas GROUP, ou saídas de grupo. Essas saídas permitem que você controle o volume de um grupo de microfones através de um único deslizante.
Em um SET de bateria por exemplo, onde ocupa-se vários canais e cada peça possui um volume específico é naturalmente complicado de modificar o volume “total” da bateria. Assim, para definir o quanto o som da bateria vai estar presente nas PAs seria necessário mexer nos deslizantes de cada um dos canais de cada peça da bateria, e ainda manter a relação de posição entre os deslizantes para não perder a regulagem individual das peças.
Com o recurso de GROUP, você pode selecionar quais os canais serão controlados pelo mesmo volume deslizante. Basta você pressionar o botão 1-2 de cada canal onde está ligada uma peça da bateria e regular os volumes de cada uma das peças. Utilize os volumes G1 e G2 para controlar o volume total da bateria. O mesmo recurso pode ser utilizado em corais, orquestras, ou qualquer aplicação onde há grupos de microfones.
EQUALIZAÇÃO DOS CANAIS E EQUALIZADOR GRÁFICO
Em cada um dos canais está presente o botão FREQ que permite selecionar quais as frequências de médio serão trabalhadas com o botão MID. O usuário irá aumentar ou diminuir a presença de médio com o botão MID e definir se será MÉDIO GRAVE ou MÉDIO AGUDO com o botão FREQ.
Além dos equalizadores dos canais a mesa ARMD possui um equalizador gráfico de 7 bandas para a saída MAIN OUT (L e R) em que o usuário poderá aplicar uma equalização em cima de todos os canais simultaneamente. O equalizador possui dois botões by-pass (L e R) para que o usuário possa ativar e desativar a equalização sem perder o posicionamento das palhetas.
INSERT NOS CANAIS
Para utilizar um equalizador, compressor ou um limiter em um canal específico é necessário a utilização das conexões INSERTS. Essas conexões possuem dois terminais internos um deles é o SEND e o outro o RETURN. O terminal SEND retira o sinal do pré-amplificador do canal para enviar para a entrada de um compressor (por exemplo), e o RETURN recebe o sinal da saída do compressor. Para que seja possível essa conexão, é utilizado um cabo Y (P10 estéreo – 2x P10 mono). A ponta estéreo do cabo é conectada na entrada INSERT e as outras pontas mono são plugadas no periférico (compressor, limiter, equalizador).
TAPE (RCA)
São úteis para enviar um som estéreo para a mesa, ligando a saída de fone de um computador, de um celular, DVDs, CD players, etc. Seu volume é controlado pelo botão TAPE.
REC (RCA)
São úteis para enviar o som da mesa para algum gravador, interface, entradas de microfone P2. São controladas pelo volume MAIN MIX L e R.