Descrição do Produto
CC-12 Arcano – Mesa de som de 12 canais com amplificação
8 entradas combo XLR/P10, 2 canais estéreo; efeitos 32Bits incluindo REVERB; saídas principais em XLR (balanceadas) e P10 (não balanceadas); 1 saída AUXILIAR; 2 saídas SUB; equalizador gráfico; entradas e saídas RCA; interface USB; gravação no pendrive e conexão bluetooth.
MESA AMPLIFICADA – 1000W RMS (4 Ohms)
ESTA MESA NÃO É BIVOLT
TENSÃO: 110V ou 220V
INTERFACE DE ÁUDIO USB
- Indicada para fazer gravações básicas e LIVEs através do PC;
- Compatível com qualquer programa de gravação/DAW;
- Compatível com Windows 7/8/10 e Mac (todas as versões);
- Plug and Play – Não precisa driver, porém compatível com ASIO4ALL;
- Não grava em multipista. Não permite gravar os canais em pistas individuais simultaneamente.
- RESOLUÇÃO: 16 BITS.
- TAXA DE AMOSTRAGEM: 48kHz.
- Conector USB A.
MODO DE GRAVAÇÃO
Gravação apenas MONO: Todos os canais da mesa formam uma única pista MONO.
MODO REPRODUÇÃO VIA USB
Reprodução Estéreo: A música que vem do computador pelo USB é reproduzida em estéreo.
USO DE PLUGINS
Não indicada para tocar instrumentos reais/analógicos utilizando em tempo real os efeitos de plug-ins, devido a sua forma de monitoramento direto que não pode ser desativada, mais detalhes abaixo.
Não há limitação para inserção de plug-ins durante a mixagem e masterização.
Pode ser utilizada como saída de áudio para monitorar os samples de instrumentos virtuais trabalhando em conjunto com controladores MIDI, mais detalhes abaixo.
CONEXÃO BLUETOOTH
Reproduza as músicas de seu celular, tablete, notebook, etc. diretamente em sua mesa através da conexão bluetooth. Não é possível enviar o som da mesa para esses dispositivos através do bluetooth, apenas reproduz o som do dispositivo na mesa.
Para trabalhar com o bluetooth da mesa basta pressionar o botão mode do display uma única vez e procurar em seu dispositivo a opção KG-08A.
Reprodução do bluetooth: Som estéreo.
GRAVAÇÃO DIRETA NO PENDRIVE
Grave o som da mesa diretamente em seu pendrive. Basta plugar o seu pendrive formatado em FAT32, pressione e segure o botão REC para iniciar a gravação. Antes de gravar é necessário que o pendrive contenha pelo menos um arquivo de áudio para ser reconhecido como unidade USB pelo leitor da mesa.
Gravação MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.
Formato: MP3.
Qualidade: 16Bits – 48kHz.
CANAIS E SEUS RECURSOS:
Phantom Power +48V DC para todas as entradas XLR (não é individual por canal);
8 CANAIS MONO com entradas combo XLR/P10 – XLR (MIC/balanceada) e P10 (LINE/não balanceada);
2 CANAIS ESTÉREO – Canais 13/14 e 15/16. A entrada L pode funcionar MONO;
GANHO em todos os canais;
EQUALIZADOR de 3 bandas: Agudo, médio e grave;
Vol. AUX – Volume da saída auxiliar AUX (Pós Fader);
Vol. FX – Volume do efeito do canal;
LED PEAK – Indica que o canal está clipando, está com o nível de entrada muito alto;
PAN – Direciona o som do canal para o lado direito ou esquerdo do master;
MUTE – Por canal;
PFL – Pré escuta em todos os canais, mais detalhes abaixo.
SAÍDAS, VOLUMES PRINCIPAIS & EQUALIZADOR GRÁFICO:
SAÍDAS PRINCIPAIS – Em XLR (balanceada) e em P10 (não balanceada);
RCA – TAPE (entrada de áudio);
RCA – REC (saída de áudio);
SUB – Saídas paralelas às saídas principais (não balanceadas), mais detalhes abaixo;
FONE DE OUVIDO P10 – Saída estéreo com amplificação para fones de ouvido. Com função de pré-escuta;
VOL. PHONE – Volume da saída de fone de ouvido. Não é independente do master;
VOL. MASTER – Com deslizantes L e R separados;
VOL. FX – Volume geral do efeito;
VOL. MP3 – Volume do leitor de MP3, bluetooth e entrada USB. Com equalizador de 2 bandas;
VOL. SUB – Volume das saídas de subgrupo, único deslizante para as duas saídas;
VOL. AUX – Volume geral da saída AUX;
VOL. RETURN – Volume da entrada auxiliar RETURN para efeito externo;
VOL. TAPE – Volume da entrada RCA TAPE;
EQUALIZADOR GRÁFICO – Com 7 bandas para as saídas principais e botão bypass com LED indicando a ativação do EQ gráfico.
SAÍDA AUXILIAR para monitoramento e efeito externo
AUX – Saída auxiliar PÓS FADER – É necessário estar com o volume do canal aberto para liberar o som para a saída auxiliar.
Não permite enviar o efeito para os monitores.
Não permite enviar o som do MP3 para os monitores.
Não precisa desativar o efeito da mesa.
ENTRADA para efeito externo
RETURN – Utilize-a em conjunto com a saída AUX para adicionar um efeito externo (Rack/Pedal). Mais detalhes abaixo.
DISPLAY DE EFEITO
EFEITOS: 99 presets, qualidade 32Bits
Incluindo: REVERB e DELAY.
Botão PROGRAM – Botão giratório permite selecionar um dos 99 presets, basta girar para frente ou para trás e pressioná-lo para selecionar o efeito.
PARAMETER – Ajusta a duração/intensidade do efeito.
FX – Volume geral do processador de efeito.
AFL – Isola o som do efeito no fone de ouvido, permite monitorar isoladamente o efeito.
DISPLAY PENDRIVE/USB/BT
CONEXÃO USB com função de interface de áudio e leitor de pendrive;
Botão PROGRAM – Avança e retorna as músicas girando para a direita ou esquerda, inicia e pausa as músicas ao ser pressionado;
Não permite saltar pastas;
Botão MODE – Ativa o bluetooth;
Botão REC – Ativa a gravação no pendrive;
No display é mostrado apenas o número das músicas e o tempo de reprodução, não é mostrado o nome da música.
SAÍDAS AMPLIFICADAS (SPEAKER OUTPUTS)
Apenas saídas traseiras L e R são amplificadas, e funcionam em conjunto com as saídas principais (MASTER).
Saída para retorno NÃO AMPLIFICADA.
As saídas amplificadas são do tipo FULL RANGE, possuem uma resposta ampla e com ótimo desempenho nos graves, médios e agudos.
Conexões em P10 e SPEAKON – Polaridade do SPEAKON: Centro positivo.
Cada canal (L e R) possui uma saída P10 e outra SPEAKON.
SAÍDAS PARALELAS
Cada lado amplificado (L e R) possuem duas saídas paralelas (P10 e SPEAKON). Ao ligar uma caixa em cada saída amplificada o valor da impedância irá diminuir.
Se for utilizar duas caixas em um mesmo lado amplificado da mesa, as caixas deverão possuir impedância de 16 Ohms ou 8 Ohms.
IMPEDÂNCIA DE CAIXAS e POTÊNCIA
Verifique a IMPEDÂNCIA FINAL de sua caixa passiva e confira abaixo a potência ofertada pelo amplificador na mesma impedância.
Procure utilizar caixas com potência semelhante a potência oferecida pelos canais do amplificador.
POTÊNCIA EM RMS
8 Ohms – 500W RMS – 250W RMS por canal (Lado L, Lado R);
4 Ohms – 1000W RMS – 500W RMS por canal (Lado L, Lado R);
2 Ohms – Este amplificador não opera com 2 Ohms de impedância, pode danificar o equipamento, pois seu projeto não contempla esta forma de trabalho.
CONFIGURAÇÕES SUGERIDAS
2 CAIXAS PASSIVAS de 8 Ohms
1 caixa de 8 Ohms no lado L + 1 Caixa de 8 Ohms no lado R
2 CAIXAS PASSIVAS de 4 Ohms
1 Caixa de 4 Ohms no lado L + 1 Caixa de 4 Ohms no lado R
4 CAIXAS PASSIVAS todas de 8 Ohms
2 Caixas de 8 Ohms no lado L + 2 Caixas de 8 Ohms no lado R
Não é possível ligar 4 caixas de 4 Ohms uma em cada saída, pois a impedância final será de 2 Ohms. Este amplificador não suporta trabalhar com essa impedância.
O VALOR DA IMPEDÂNCIA FINAL DA CAIXA
A impedância medida na entrada da caixa de som é o que determinará o quanto de potência será ofertada pelo amplificador. Essa impedância final é resultado das associações formadas pelos alto falantes, por tanto não é prático se orientar pela impedância individual dos alto falantes, medir a impedância final da associação é o que será determinante.
POTÊNCIA DO AMPLIFICADOR E A CAIXA PASSIVA
Para escolher um amplificador para sua caixa, verifique primeiramente qual é impedância de sua caixa e qual a impedância mínima admitida pelo amplificador.
Para ter um bom rendimento com este amplificador, verifique na especificação do anúncio se na mesma impedância que a sua caixa, o amplificador oferece uma potência semelhante à da sua caixa de som.
Por exemplo, se sua caixa é de 4 Ohms e toca 200W RMS, o amplificador deve oferecer em 4 Ohms uma potência semelhante a 200W RMS, isso para que você aproveite a potência RMS do amplificador e da sua caixa simultaneamente.
1 VIA DE MONITORAMENTO/RETORNO
A CC-12 possui uma saída auxiliar AUX onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som de um dos canais da mesa para a saída AUX será necessário aumentar o volume AUX do canal desejado e subir o deslizante de volume. A saída AUX é uma saída auxiliar do tipo pós fader, por tanto será preciso aumentar o volume no deslizante do canal para que o som saia nos monitores.
Esta saída não é amplificada.
A saída AUX é independente da via de efeito, por tanto poderá ser utilizada sem afetar o funcionamento do efeito da mesa.
Não permite enviar o efeito para os retornos, também não permite enviar o som do MP3 para os retornos.
UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)
A saída e AUX pode ser utilizada como via para ligar efeitos externos na mesa. Caso seja priorizado os efeitos mais do que o retorno, o usuário poderá ligar a input do seu efeito externo na saída AUX, e a output do seu efeito externo na entrada RETURN. Assim toda vez que um dos volumes AUX forem abertos em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo.
LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES – SAÍDAS PRINCIPAIS “MAIN OUT”
A CC-12 disponibiliza saídas principais em conexões XLR balanceadas e P10 não balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos XLR-XLR/XLR-P10/P10-P10.
EQUALIZADOR GRÁFICO
Além dos equalizadores dos canais a mesa CC-12 possui um equalizador gráfico de 7 bandas para a saída MAIN OUT (L e R) em que o usuário poderá aplicar uma equalização em cima de todos os canais simultaneamente. O equalizador possui botão by-pass para que o usuário possa ativar e desativar a equalização sem perder o posicionamento das palhetas.
SAÍDA SUB
Além das saídas principais MAIN OUT onde o usuário poderá ligar seus amplificadores e PAs ativas, a CC-12 possui as saídas SUB. Neste modelo CC-12 estas saídas se comportam como um segundo canal master. Você poderá utilizar ela para controlar uma outra seção de caixas e amplificadores, de maneira paralela ao volume principal L e R. Um exemplo de aplicação seria as saídas principais L e R enviando os sinais para as PAs, e a saída SUB enviando o som para os subwoofers.
Esta saída SUB não permite agrupar microfones como as saídas de subgrupos, isso porque os canais da mesa não possuem as chaves para direcionar o sinal para o MAIN e para o volume SUB individualmente, separando o destino desses sinais.
RECURSO PFL
A CC-12 possui o recurso de pré escuta por canal pré fader, ou seja, permite você escutar na saída de fone exatamente como o canal está soando antes de liberar o som para as PAs. O recurso é geralmente utilizado para fazer algum ajuste com o volume do canal zerado, evitando assim o desconforto das alterações no som das PAs.
USO EM LIVES E PROGRAMAS DE STREAM (OBS, entre outros)
Para utilizar a mesa como fonte de áudio nas transmissões ao vivo, basta selecionar Jieli BR17 como opção de microfone nas plataformas utilizadas ou em seu programa de stream (ex: OBS)
USO EM REUNIÕES POR VÍDEO
Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar a Jieli BR17 como opção de microfone.
LIGANDO EM INTERFACES DE ÁUDIO
As saídas MAIN OUTs podem ser plugadas nas entradas de uma interface de áudio para fazer uma gravação ou transmissão ao vivo. A saída AUX também pode ser utilizada, porém a divisão estéreo não será mantida.
BLUETOOTH
Para ativar o bluetooth basta pressionar o botão mode, procurar o dispositivo de áudio KG-08A na lista do bluetooth em seu aparelho e selecioná-la para parear.
Para conectar outro aparelho via bluetooth na mesa, nenhum outro dispositivo pode estar pareado com ela.
Curta distância: Aproximadamente 10 metros livres de barreiras, varia de acordo com a potência de emissão do aparelho móvel.
SOBRE OS CANAIS ESTÉREO 9/10 E 11/12
Estes canais não mantêm sua divisão estéreo na gravação. Este modelo de mesa só faz gravação mono, tanto no pendrive quanto no modo interface.
Este canal ajuda a receber o sinal das saídas L e R de um teclado musical, e nas saídas principais MAIN OUT da mesa essa divisão ainda é mantida estéreo. Para a utilização como uma mesa convencional.
SOBRE O MONITORAMENTO DA FAIXA GUIA/PLAYBACK
Esta mesa possui um sistema simples de monitoramento de playback e não permite monitorar na própria mesa uma faixa já gravada enquanto se grava uma nova faixa. Quando feito desta forma, ocorre uma mistura das duas faixas. Isso acontece devido ao sinal do playback ser direcionado para o canal master da mesa, e o sinal do canal master ser direcionado para a gravação, formando um loop. Para contornar essa situação pode ser utilizado um outro dispositivo de áudio para escutar a faixa já gravada enquanto se utiliza a mesa apenas para enviar o sinal.
SOBRE O USO DA INTAFACE USB COM PLUG-INS DE EFEITO
Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.
SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS
Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento. Não haverá limitações.
SOBRE PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO/DAW
Não há restrição para nenhum programa de gravação/DAW, uma vez reconhecida pelo sistema operacional basta selecionar Jieli BR17 como dispositivo de áudio no programa DAW.
SOBRE O USO NO CELULAR COM CABO OTG
Apesar de ter alimentação externa a mesa apresenta mau funcionamento ao utilizar a interface com o cabo OTG no celular. Não sendo recomendado o uso em celulares via cabo OTG, pois os problemas de incompatibilidade poderão gerar transtorno.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DIRETO (TEMPO REAL)
Esta interface possui um sistema de monitoramento direto, onde o sinal do pré amplificador é direcionado diretamente para os fones e saídas MONITOR, isso proporciona um retorno em tempo real do som que está entrando na interface. NÃO É POSSÍVEL DESATIVAR ESTE RECURSO.
MONITORAMENTO DA DAW
Não é possível utilizar o recurso MONITOR INPUT dos canais da DAW devido ao monitoramento direto da interface de áudio que não pode ser desativado. Habilitar o recurso monitor input do canal da DAW poderá gerar LOOP ou eco. Recomenda-se por tanto, utilizar apenas o monitoramento da interface de áudio.