Descrição do Produto
Microfone condensador USB Arcano® HERMON, captação unidirecional do tipo cardioide, cápsula de eletreto de 25mm, timbre aberto com ótima clareza nos médios e agudos, presença de grave moderada.
INSTALAÇÃO
- Condensador USB para uso em computador.
- Compatível com Windows e Mac (todas as versões).
- Dispositivo Plug and Play, não precisa instalar driver para utilizar em seu computador.
- Basta plugá-lo na entrada USB do computador e configurá-lo no programa que deseja utilizar.
- Compatível com driver ASIO4ALL.
- Placa de áudio/interface – Não precisa de placa de áudio ou interface. Este microfone não pode ser conectado na interface de áudio ou no cabo XLR, sua conexão é feita diretamente no USB do computador.
- PHANTOM POWER – A alimentação deste condensador é obtida através dos 5V do USB, por isso não utiliza Phantom Power externo para funcionar.
- SUPORTE – SHOCKMOUNT + POP FILTER.
CONSIDERAÇÕES PARA MELHOR PROVEITO
NOTEBOOK – Evite utilizar o notebook na tomada durante o uso do microfone USB, a energia que passa pelo circuito de recarga pode gerar interferência no áudio.
OTG – Microfone compatível com cabo OTG, porém INCOMPATÍVEL com APLICATIVOS DE FÁBRICA. Necessário usar aplicativos da PlayStore. Sobre as LIMITAÇÕES no uso no smartphone/tablet, verifique todos os tópicos OTG no final da página.
USO NO CELULAR – Recomendamos buscar conhecimentos prévios do aplicativo a ser utilizado no site do desenvolvedor ou tutoriais na internet, pois muitos apps não são intuitivos e podem gerar frustração ao tentar utilizar o microfone USB sem conhecimento prévio do programa.
APLICAÇÕES
Excelente para podcast, gravações de voz, gravação de instrumentos acústicos de cordas, locução de rádio, streaming de games, etc.
Pode ser utilizado em reuniões por vídeo (Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc).
Pode ser utilizado como microfone em aulas online em qualquer plataforma para PC.
Pode ser utilizado em lives/transmissões ao vivo.
Compatível com qualquer programa de transmissão/codificador, exemplo: Open Broadcaster Software OBS, Stage Tem, XSplit Broadcaster, Wirecast. XSplit Gamecaster, etc.
Compatível com qualquer DAW e programas de gravação/transmissão em geral.
Compatível com qualquer plataforma de reunião como Skype, Google meet, discord, etc.
QUALIDADE DE GRAVAÇÃO
Resolução: 16 Bits
Taxa de amostragem: 48kHz
Modo de gravação: Mono
CONTROLES e SAÍDAS
Não possui saída de fones/retorno;
Não possui ajuste de ganho;
Não possui mute para cortar o áudio da transmissão/gravação.
PADRÃO DE CAPTAÇÃO
Unidirecional Cardioide – Captação apenas na parte frontal do microfone.
DISTÂNCIA RECOMENDADA: 5cm a 15cm, mais detalhes abaixo.
ESPECIFICAÇÕES
- Tipo: Condensador USB
- Cápsula: 25mm
- Padrão polar: Cardióide
- Resposta de frequência: 20Hz–18KHz
- Sensibilidade: -38dB
- SPL máximo: 136dB
- Relação S/N: 68dB
- Comprimento do cabo: 3m
- Carcaça em metal.
FIXAÇÃO/SUPORTE
Shockmount – Acompanha shock mount para poder fixar o microfone em tripé, pedestal, braço articulado, etc.
Braço articulado – Pode ser fixado em braços articulados, pode ser necessário o uso de um redutor de rosca no shockmount que prende o MIC.
COMPATIBILIDADE COM ALGUNS DE NOSSOS SUPORTES E FILTROS
ARC-PR3 – COMPATÍVEL com o mini pop filter PR3.
ARC-SK1 – COMPATÍVEL com ARC-SK1 (Redução de reverb e ruído de fundo).
PMV-100 – COMPATÍVEL com o pedestal PMV-100. Fixação através do shockmount (aranha).
AR-4S/AR-5S – COMPATÍVEL com o braço articulado da linha 4S e 5S. Fixação através do shockmount (aranha).
AR-13S – COMPATÍVEL com o suporte de mesa AR-13S.
AR-14S – COMPATÍVEL com o tripé de mesa AR-14S.
AR-17S – COMPATÍVEL com o tripé de mesa AR-17S. Pode ser necessário utilizar um redutor de rosca que não acompanha os produtos.
AR-18S – COMPATÍVEL com o suporte duplo AR-18S. Não acompanha o pedestal.
AR-3S – NÃO COMPATÍVEL com tripé AR-3S, posicionamento da captação incompatível com a posição do pop filter.
AR-15S – NÃO COMPATÍVEL com AR-15S, fixação incompatível.
DISTÂNCIA DE CAPTAÇÃO DA VOZ
Em geral, sem adicionar ganho através de algum programa é possível obter uma boa captação entre 5 e 10cm de distância. Entretanto, varia de acordo com o nível de voz ou pressão sonora, e do nível de sinal que se pretende obter, por este motivo não é possível estipular uma distância específica.
Programas de gravação como o Audacity, programas de transmissão como OBS e programa tipo DAW, em geral permitem adicionar ganho ao sinal após a gravação/transmissão, melhorando o nível de sinal obtido. Há outros recursos como voicemeeter que permite aumentar a sensibilidade da captação durante o uso do microfone também.
Aumentar o ganho no áudio gravado ou no programa de transmissão permitirá utilizar o HERMON a uma distância maior.
Quanto maior a distância e a quantidade de ganho, maior será a presença de sons de fundo e reverberação (se houver).
O timbre também é afetado pela distância entre o microfone e a voz, no geral entre 5 e 15cm é obtido uma boa presença de grave. De 15 a 20cm já se observa uma presença menor de grave e de brilho, soando um pouco mais médio.
RUÍDO DO AMBIENTE
A captação de ruído irá depender da distância e da quantidade de ganho utilizada no programa. Quanto maior a distância entre o microfone e a fonte sonora (voz ou instrumento) maior será a necessidade de se aumentar o ganho/sensibilidade e maior será a captação do ruído de fundo.
Caso o ambiente em que será utilizado o HERMON possua alguma presença de ruídos diversos como ar condicionado, barulho da rua, pessoas conversando, vento, etc. e não for possível fazer um isolamento, a melhor manobra é utilizar o microfone o mais próximo possível da voz ou do instrumento. Isso irá aumentar a presença da voz/instrumento na captação, não sendo necessário utilizar tanto ganho/sensibilidade do microfone.
Outros recursos para contornar esta poluição de fundo são filtros atenuadores de ruídos que aplicativos com OBS, Audacity, entre outros possuem para diminuir o ruído do ambiente.
Poder utilizado com o protetor acústico ARC-SK1 para reduzir a captação de ruídos de fundo.
REVERBERAÇÃO DO AMBIENTE
A presença de eco/reverberação em uma sala relativamente vazia poderá ser captada pelo HERMON. Dependerá também da distância entre o microfone e a voz/instrumento a quantidade de ganho utilizada e o padrão polar escolhido.
No geral, quando não é possível realizar um tratamento acústico onde o microfone será utilizado, algumas estratégias podem ser adotadas como aproximar mais o microfone da voz/instrumento e reduzir a quantidade de ganho no microfone.
Pode ser utilizado com o protetor acústico ARC-SK1 para reduzir a captação de reverberação.
SOBRE O NÚMERO DE PESSOAS QUE ELE PODE CAPTAR
No geral, os melhores resultados obtidos sem adicionar ganho por meio dos programas é captando até 2 vozes.
O HERMON é unidirecional e não possui um ajuste de ganho próprio, o que limita um pouco a captação de um grande número de vozes. Para aumentar a cobertura de captação é necessário aumentar a distância e consequentemente aumentar o nível de ganho no programa utilizado para gravação/transmissão, o que implica em maior necessidade de tratamento acústico e isolamento para obter um bom resultado.
Por tais motivos não é possível especificar um número máximo de pessoas, o que será determinante é a distância, o posicionamento, o tratamento acústico da sala e o volume de voz de cada pessoa.
CAPTAÇÃO DE VOZ
Pode ser utilizado para gravações de vinhetas, locuções. Gravação de canto, performance em lives, etc.
CAPTAÇÃO DE VOZ E VIOLÃO
Pode ser utilizado para captação de voz e violão simultaneamente, entretanto vale lembrar que o resultado será diferente de se ter um microfone para cada som. Deverá ser estudado um bom posicionamento do microfone para uma captação uniforme da voz e do instrumento, por tanto, experimentar alturas diferentes em distâncias diferentes pode ser necessário para encontrar um bom posicionamento.
A reverberação da sala e o ruído de ambiente também deve ser levado em consideração, pois como mencionado nos tópicos anteriores, quanto maior a distância, maior será a captação de ambiência.
USO EM REUNIÕES POR VÍDEO
Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar o microfone USB como opção de microfone.
CAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS ACÚSTICOS DE CORDA
Em geral instrumentos de cordas podem ser captados pelo condensador USB, pois apresentam uma projeção sonora mais ponderada.
CAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSIVOS
Instrumentos percussivos e de sopro podem ser muito difíceis de serem captados com condensador USB, pois a captação é muito sensível, podendo distorcer o áudio no programa devido a entregar um sinal muito alto ou até mesmo no próprio pré amplificador do microfone devido a pressão sonora incidindo muito próximo da cápsula.
Para captação de instrumentos de alta projeção sonora é mais adequado buscar por interfaces de áudio e microfones dinâmicos, pois assim terá mais facilidade de se obter um bom resultado.
CAPTAÇÃO DE TECLADOS MUSICAIS
Teclados musicais apesar de possuírem alto falante, geralmente convém ligá-los diretamente em uma interface de áudio, principalmente devido ao barulho das teclas que pode ser captado pelo microfone. Naturalmente isso também dependerá do nível de volume em que o teclado está operando e da distância do microfone em relação ao instrumento.
Toda via, apesar de poder utilizar para captar o áudio dos alto falantes de teclados musicais, o melhor resultado é ainda com o instrumento plugado diretamente em uma interface de áudio.
CAPTAÇÃO DE AMPLIFICADORES
Não indicado, captação muito sensível a alta pressão sonora.
INSTALAÇÃO DO MICROFONE TIPO PLUG AND PLAY
O HERMON não possui um driver do fabricante, o próprio sistema operacional é responsável por atribuir um driver controlador de som genérico. No caso do Windows o driver nativo é o WASAPI.
Para instalação basta plugar o microfone em uma entrada USB e aguardar o sistema operacional reconhecer o dispositivo.
CONFIGURAÇÃO NO PROGRAMA DESEJADO
É necessário selecionar o microfone HERMON no programa que deseja utilizá-lo. Todo programa de gravação ou de transmissão possui uma configuração de microfone e de alto falantes. Verifique tutoriais no site do desenvolvedor do programa ou tutoriais disponíveis voluntariamente na internet de como configurar microfone/entrada e alto falantes/saídas no programa desejado.
No geral, basta selecionar o HERMON como opção de entrada/microfone e também como saída/alto falante.
OTG – LIMITAÇÕES DE USO
Este microfone é compatível com OTG, mas nem todos os aparelhos móveis compatíveis com OTG conseguem suprir a necessidade energética de 500mA, por este motivo o microfone pode não funcionar em alguns aparelhos compatíveis com OTG, mesmo com a depuração de USB ativada. Não temos como informar quais smartphones/tablets possuem esta limitação de hardware. Nestes casos pode ser necessário o uso de OTG Y com alimentação externa.
Consumo do microfone 5V 500mA.
OTG – NEM TODOS OS SMARTPHONES SÃO COMPATÍVEIS COM OTG
Certifique-se de que o seu dispositivo é compatível com OTG, aplicativos como o USB OTG CHECKER realizam uma análise rápida de compatibilidade.
OTG – ATIVAR DEPURAÇÃO DE USB
Ative a depuração de USB de seu dispositivo, ela é necessária para o microfone USB ser alimentado e enviar o áudio. Cada versão do Android possui um caminho para ativar a depuração de USB, procure por tutoriais de acordo com sua versão de Android.
OTG – INCOMPATÍVEL COM APLICATIVOS DE FÁBRICA
Aplicativos instalados de fábrica não reconhecem microfones externos USB. O microfone externo não funcionará no app de câmera e de gravador de áudio instalados de fábrica.
OTG – APLICATIVOS BAIXADOS do PLAYSTORE
Teste feito com XIAOMI REDMI NOTE 7 com depuração USB ativada:
Compatível com qualquer DAW que permitir selecionar microfones USB, exemplo: N-TRACK, AUDIO EVOLUTION, BANDLAB. Informações sobre latência logo abaixo.
Compatível com Streamlabs OBS para celular, transmissões ao vivo.
Compatível com OPENCAMERA, trilha de áudio via mic externo.
OTG – COMO ESCOLHER APLICATIVOS
Certifique-se de que o aplicativo de seu interesse permite selecionar um microfone externo e que este aplicativo reconhece microfones USB.
OTG – DAW para celular LATÊNCIA
Pode haver grande variação de latência (de acordo com a capacidade processamento do celular), pois o áudio entra via microfone USB e é processado na saída de fone/alto falante do Android.
Não é possível obter monitoramento em tempo real, mesmo com correção de latência, ou seja, pode haver um pequeno delay caso tente utilizar o monitoramento de entrada.
A gravação de faixas subsequentes com o microfone USB pode resultar em faixas fora de sincronia devido a pequena latência, pode ser necessário sincronizá-las (alinhar as faixas) após a gravação das pistas.
A correção de latência dos aplicativos DAW para celular ajudam a diminuir o atraso entre as faixas durante a gravação, porém nunca irão corrigir 100%.