MARK-HI

Microfone condensador USB Arcano

Descrição do Produto

Microfone condensador USB Arcano® MARK-HI com três padrões de captação mono e um padrão de captação em estéreo, saída de fone amplificada com retorno/monitoramento em tempo real, ajuste de ganho, botão de mute da captação.


INSTALAÇÃO

Condensador USB voltado para uso em computador;
Compatível com Windows e Mac (todas as versões);
Dispositivo Plug and Play, não precisa instalar driver para utilizar em seu computador;
Basta plugá-lo e configurá-lo no programa que deseja utilizar;
Compatível com ASIO4ALL;
Placa de áudio/interface – Não precisa de placa de áudio ou interface. Este microfone não pode ser utilizado com interface de áudio ou com cabo XLR, sua conexão é feita diretamente no USB do computador;
PHANTOM POWER – A alimentação deste condensador é obtida através dos 5V do USB, por isso não utiliza Phantom Power externo para funcionar;
SUPORTE DE MESA JÁ INSTALADO NO MICROFONE.


UTILIZAÇÃO e COMPATIBILIDADE

Excelente para podcast, gravações de voz (locução ou canto), gravação de instrumentos acústicos de corda, locução de rádio, streaming de games, etc.
Lives/transmissões ao vivo – Através do PC.
Reuniões por vídeo (Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc) – Fale e escute os participantes pelo próprio MARK-HI.
Compatível com qualquer programa de transmissão/codificador, exemplo: Open Broadcaster Software OBS, Stage Tem, XSplit Broadcaster, Wirecast. XSplit Gamecaster, etc.
Compatível com qualquer DAW e programas de gravação/transmissão em geral.
Compatível com qualquer plataforma de reunião como Skype, google meet, discord, etc.
Timbre bem claro e equilibrado.


CONSIDERAÇÕES PARA MELHOR PROVEITO

NOTEBOOK – Evite utilizar o notebook na tomada durante o uso do microfone USB, a energia que passa pelo circuito de recarga pode gerar interferência no áudio.
O ruído do cooler poderá ser captado pelo microfone dependendo da proximidade e ganho do microfone, e do nível de ruído do cooler.


QUALIDADE DE GRAVAÇÃO

Resolução: 24Bits
Taxa de amostragem: 96KHz
Modo de gravação: Mono ou Estéreo  


QUALIDADE DE REPRODUÇÃO:

Resolução: 16Bits
Taxa de amostragem: 48KHz
Modo de reprodução: Estéreo


PADRÕES DE CAPTAÇÃO

Unidirecional Cardioide – Captação do áudio apenas na parte frontal.
Bidirecional (conhecido como “figura 8”) – Captação do áudio na parte da frente e na parte traseira do microfone. Baixíssima captação nas laterais.
Omnidirecional – Captação em todas as direções ao redor do microfone, captação em 360º.
Estéreo – Captações do lado esquerdo e direto do microfone são enviadas simultaneamente em pistas separadas para o computador, predominando a sensação de ambiência para quem escuta.

DISTÂNCIA RECOMENDADA: 5 a 15cm ganho moderado; até 30cm com o ganho no máximo, mais detalhes abaixo.


SAÍDA DE FONE

Saída estéreo em P2 com amplificação para fones, localizada na parte de baixo do microfone.
Monitora em tempo real o som do microfone.
Monitora o som do computador quando o MARK HI é selecionado também como alto falante.
A saída de fone de ouvido depende do processamento do computador, por tanto, não funciona apenas com o MARK-HI ligado na tomada via adaptador 5V 500mA.
NÃO PERMITE DESATIVAR O MONITORAMENTO DO MICROFONE NA SAÍDA DE FONE. Mesmo cortando o áudio do microfone na transmissão, o som do microfone continuará saindo no fone plugado ao MARK-HI.


DISPLAY DIGITAL

Mostra o nível de ganho do microfone e o padrão de captação.
Mostra o volume do fone de ouvido no momento em que se aumenta ou abaixa.


Placa iluminada ARCANO MARK-HI

Possui um LED interno que é acionado manualmente por botão. Pode ser utilizado para sinalizar que o programa está AO VIVO.


CONTROLES

HEADPHONE VOLUME – Volume da saída amplificada de fones.
STUDIO MUTE – Botão mute responsável por cortar o áudio do microfone na transmissão/gravação. Não corta o áudio do microfone na saída de fone do MARK-HI.
MIC GAIN – Controle de ganho do próprio microfone. Aumenta a sensibilidade de captação do MARK-HI. Mais detalhes abaixo.
POLAR PATTERN – Seleciona entre os padrões de captação cardioide, bidirecional, omnidirecional e estéreo, que foram descritos logo acima na descrição.


ESPECIFICAÇÕES DO MICROFONE

  • Carcaça do microfone e suporte de fixação em metal
  • 3 cápsulas de eletreto de 16mm
  • Padrão polar: Cardióide, Omni, Figura-8 e estéreo
  • Resposta de frequência: 30Hz–20KHz
  • Sensibilidade: -32dB
  • Conector: USB 2.0, tipo mini-B
  • Alimentação: Via cabo USB 5V 500ma (Não é possível utilizar com fonte externa)
  • Resolução de gravação: 24Bits
  • Taxa de amostragem: 96KHz


ESPECIFICAÇÕES DA SAÍDA DE FONE

  • Amplificada
  • Saída Estéreo
  • Resposta de frequência: 20Hz–20KHz
  • Taxa de amostragem: 48KHz
  • Resolução de reprodução: 16Bits


ALTURA:

Microfone com a base de fixação 29cm.
O microfone sem a base de fixação 20cm.
Microfone com a base de fixação e com a haste de extensão: Aproximadamente 36,5cm de altura.


COMPRIMENTO DO CABO: 3 metros


FIXAÇÃO/SUPORTE

Suporte de mesa próprio – Possui um suporte próprio para fixação com ajuste de inclinação com excelente estabilidade, acompanha uma haste de metal para aumentar cerca de 7cm a altura do microfone (a altura da haste não é regulável).
Pedestais – Pode ser fixado em pedestais e braço articulado através de sua rosca padrão localizada na parte inferior do microfone. Necessário remover com cuidado o suporte original através das tarraxas laterais.
Braço articulado – Pode ser fixado em braços articulados, mas pode ser necessário o uso de um redutor de rosca que não acompanha o produto.


COMPATIBILIDADE COM ALGUNS DE NOSSOS SUPORTES E FILTROS

PMV-100 – COMPATÍVEL com o pedestal PMV-100.
AR-4S/AR-5S – COMPATÍVEL com o braço articulado da linha 4S e 5S. Possui ótima sustentação sem ceder ou perder angulação do braço. Será necessário utilizar um redutor de rosca para fixação no braço, não acompanha os produtos.
AR-13S – COMPATÍVEL com o suporte de mesa AR-13S. Permitirá um suporte com uma altura maior e mesma estabilidade/equilíbrio.
ARC-PR3 – SEMICOMPATÍVEL – Pode ser utilizado para proteger a captação frontal do microfone, entretanto este POP FILTER não se acomoda muito bem, um de seus parafusos encosta no KNOB de volume do HEADPHONE e sua grade tampa parte do display digital.
ARC-SK1 – NÃO COMPATÍVEL COM PROTETOR ARC-SK1 (Parte de sua cápsula superior fica exposta ao ambiente).


DISTÂNCIA DE CAPTAÇÃO DE VOZ

Varia de acordo com o nível de voz ou pressão sonora, e do nível de sinal que se pretende obter, por este motivo não é possível estipular uma distância específica.
Em geral, utilizando apenas o ganho do próprio microfone no máximo, é possível obter uma boa captação dentro de uma distância de até 30cm. Quanto maior a distância e a quantidade de ganho, maior será a presença de sons de fundo (se houver) e reverberação (se houver).
O timbre também é afetado pela distância entre o microfone e a voz, no geral entre 5 e 15cm é obtido uma boa presença de grave. De 15 a 30cm já se observa uma presença menor de grave e de brilho, soando um pouco mais médio.
Programas de gravação como o Audacity, programas de transmissão como OBS e programas tipo DAW, em geral permitem adicionar ganho ao sinal após a gravação/transmissão, melhorando o nível de sinal obtido. Há outros recursos como voicemeeter que permite aumentar a sensibilidade da captação durante o uso do microfone também.
Aumentar o ganho no áudio gravado ou no programa de transmissão permitirá utilizar o MARK-HI à uma distância maior, porém com os efeitos descritos acima.


RUÍDO DO AMBIENTE

O MARK-HI é um microfone condensador de alta sensibilidade, a captação de ruído irá depender da distância e da quantidade de ganho utilizada. Quanto maior a distância entre o microfone e a fonte sonora (voz ou instrumento) maior será a necessidade de se aumentar o ganho/sensibilidade e maior será a captação do ruído de fundo.
Caso o ambiente em que será utilizado o MARK-HI possua alguma presença de ruídos diversos como ar condicionado, barulho da rua, pessoas conversando, vento, etc. e não for possível fazer um isolamento, a melhor manobra é utilizar o microfone o mais próximo possível da voz ou do instrumento. Isso irá aumentar a presença da voz/instrumento na captação, não sendo necessário utilizar tanto ganho/sensibilidade do microfone.
Outros recursos para contornar esta poluição de fundo são filtros atenuadores de ruídos que aplicativos com OBS, Audacity, entre outros possuem para diminuir o ruído do ambiente.


REVERBERAÇÃO DO AMBIENTE

A presença de eco/reverberação em uma sala relativamente vazia poderá ser captada pelo MARK-HI. Dependerá também da distância entre o microfone e a voz/instrumento a quantidade de ganho utilizada e o padrão polar escolhido.
No geral, quando não é possível realizar um tratamento acústico onde o microfone será utilizado, algumas estratégias podem ser adotadas como aproximar mais o microfone da voz/instrumento e reduzir a quantidade de ganho no microfone.
Caso esteja utilizando o microfone para captar apenas 1 voz é interessante utilizar o padrão unidirecional cardioide. Assim o foco da captação será apenas na frente do microfone, evitando a captação da reverberação na parte traseira e laterais.


SOBRE O NÚMERO DE PESSOAS QUE ELE PODE CAPTAR

Não é possível especificar um número máximo de pessoas, o que será determinante é a distância, o posicionamento, o tratamento acústico da sala e o volume de voz de cada pessoa. A cerca de 1 metro de distância já será necessário utilizar um ganho a mais no áudio a partir de algum programa e uma sala com pouquíssima reverberação.
Em geral é possível obter um bom nível de captação com 6 pessoas próximas (3 em cada lado) em uma mesa retangular de 90cm de largura com o MARK-HI no centro, em uma sala com pouca reverberação ou nenhuma reverberação. Naturalmente os resultados são melhores em mesas quadradas de 110x110cm (aproximadamente) ou circulares, onde é possível obter um posicionamento mais uniforme das pessoas.
Dependendo do resultado que se busca alcançar, o microfone em si não entrega o som pronto. Para obter um bom áudio nessas situações muitas vezes é necessário utilizar recursos como compressão para nivelar os diferentes níveis de voz durante a transmissão ou edição do áudio, fazer um tratamento acústico na sala para evitar a captura de reverberação, entre outras ferramentas que vão de acordo com a necessidade do projeto.
Com a captação em 360º o MARK-HI fornece recursos para entregar um som de ótima qualidade e de ampla cobertura, que pode ser o suficiente para alguns projetos, servindo como arte final, ou oferecendo um material de alta qualidade que pode ser facilmente editado/trabalhado em projetos com uma exigência mais específica.


CAPTAÇÃO DE VOZ

Pode ser utilizado para gravações de vinhetas, locuções. Gravação de canto, performance em lives, etc.


CAPTAÇÃO DE VOZ E VIOLÃO

Pode ser utilizado para captação de voz e violão simultaneamente, entretanto vale lembrar que o resultado será diferente de se ter um microfone para cada som. Deverá ser estudado um bom posicionamento do microfone para uma captação uniforme da voz e do instrumento, por tanto, experimentar alturas diferentes em distâncias diferentes pode ser necessário para encontrar um bom posicionamento.
A reverberação da sala e o ruído de ambiente também deve ser levado em consideração, pois como mencionado nos tópicos anteriores, quanto maior a distância, maior será a captação de ambiência.


USO EM REUNIÕES POR VÍDEO

Para utilizar o MARK-HI como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar o MARK-HI como opção de microfone e alto falante (para escutar as outras pessoas).


CAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS ACÚSTICOS DE CORDA

Em geral instrumentos de cordas podem ser captados pelo MARK HI, pois apresentam uma projeção sonora mais ponderada. 


CAPTAÇÃO DE TECLADOS MUSICAIS

Teclados musicais apesar de possuírem alto falante, geralmente convém liga-los diretamente em uma interface de áudio, principalmente devido ao barulho das teclas que pode ser captado pelo microfone. Naturalmente isso também dependerá do nível de volume em que o teclado está operando e da distância do microfone em relação ao instrumento.
Toda via, apesar de poder utilizar para captar o áudio dos alto falantes de teclados musicais, o melhor resultado é ainda com o instrumento plugado diretamente em uma interface de áudio.


CAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSIVOS?

Instrumentos percussivos e de sopro podem ser muito difíceis de serem captados com condensador USB, pois a captação é muito sensível, podendo distorcer o áudio no programa devido a entregar um sinal muito alto ou até mesmo no próprio pré amplificador do microfone devido a pressão sonora incidindo muito próximo da cápsula.
Para captação de instrumentos de alta projeção sonora é mais adequado buscar por interfaces de áudio e microfones dinâmicos, pois assim terá mais facilidade de se obter um bom resultado.


CAPTAÇÃO DE AMPLIFICADORES

Não indicado, captação muito sensível a alta pressão sonora.


INSTALAÇÃO DO MICROFONE TIPO PLUG AND PLAY

O MARK-HI não possui um driver do fabricante, o próprio sistema operacional é responsável por atribuir um driver controlador de som genérico. No caso do Windows o driver nativo é o WASAPI.
Para instalação basta plugar o microfone em uma entrada USB e aguardar o sistema operacional reconhecer o dispositivo e então configurar o MARK-HI no programa desejado.


CONFIGURAÇÃO NO PROGRAMA DESEJADO

É necessário selecionar o microfone MARK-HI no programa que deseja utilizá-lo. Todo programa de gravação ou de transmissão possui uma configuração de microfone e de alto falantes. Verifique tutoriais no site do desenvolvedor do programa ou tutoriais disponíveis voluntariamente na internet de como configurar microfone/entrada e alto falantes/saídas no programa desejado.
No geral, basta selecionar o MARK-HI como opção de entrada/microfone e também como saída/alto falante.


OTG – LIMITAÇÕES DE USO

Este microfone é compatível com OTG, porém não é recomendado este uso devido a necessidade de 500ma. Nem todos os aparelhos móveis compatíveis com OTG conseguem suprir esta necessidade energética, por este motivo o microfone pode não funcionar em alguns aparelhos compatíveis com OTG mesmo com a depuração de USB ativada. Não temos como informar quais smartphones/tablets possuem esta limitação de hardware.
Aplicativos instalados de fábrica não reconhecem microfones externos USB.


OTG – LIMITAÇÕES DE MONITORAMENTO E CAPTAÇÃO ESTÉREO

O monitoramento do microfone na saída de fone só funcionará mediante a aplicativos de gravação que permitem ativar o monitoramento, como o N-track. Aplicativos de câmera e transmissão podem não permitir este monitoramento.
O monitoramento em tempo real pode não funcionar na maioria dos aplicativos, ou pode haver latência no monitoramento dos fones.
A captação de áudio estéreo só estará disponível em aplicativos que permitem selecionar a quantidade de canais de áudio.