Descrição do Produto
Interface Mesa de Som Arcano® MINIA-4 com 2 canais mono e 1 estéreo, efeito de delay, conexão USB, bluetooth e gravação no pendrive.
- Excelente para trabalhar como mesa convencional compacta.
- Indicada para fazer gravações básicas e LIVEs através do PC.
- Compatível com qualquer programa de gravação/DAW.
- Compatível com Windows 7/8/10 e Mac (até o 10.13).
- Plug and Play – Não precisa driver, porém compatível com ASIO4ALL.
- Não grava em multi-pista. Não permite gravar os canais em pistas individuais simultaneamente.
USO DE PLUGINS
Não indicada para tocar instrumentos reais/analógicos utilizando em tempo real os efeitos de plug-ins, devido a sua forma de monitoramento direto que não pode ser desativada, mais detalhes abaixo.
Não há limitação para inserção de plug-ins durante a mixagem e masterização.
Pode ser utilizada como saída de áudio para monitorar os samples de instrumentos virtuais trabalhando em conjunto com controladores MIDI, mais detalhes abaixo.
MODO DE GRAVAÇÃO
Gravação MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.
DISPLAY MULTIMÍDIA
O painel multimídia comporta as funções de interface, bluetooth, leitura e gravação no pendrive. Essas funções só podem ser utilizadas separadamente e não ao mesmo tempo.
MODO BLUETOOTH
Reproduza as músicas de seu celular, tablete, notebook, etc. diretamente em sua mesa através da conexão bluetooth. Não é possível enviar o som da mesa para esses dispositivos através do bluetooth, apenas reproduz o som do dispositivo na mesa.
Para trabalhar com o bluetooth da mesa basta pressionar o botão mode do display uma única vez e procurar em seu dispositivo a opção KT-P4.
Reprodução do bluetooth: Som estéreo.
GRAVAÇÃO NO PENDRIVE
Grave o som da mesa diretamente em seu pendrive. Basta plugar o seu pendrive em formato FAT32 e pressionar duas vezes o botão MODE do display e iniciar a gravação no botão PLAY/REC.
Gravação MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.
Formato .mp3 16-Bits
INTERFACE
Conector USB A
Saída de áudio MESA p/ PC: MONO
Entrada de áudio PC p/ MESA: ESTÉREO
RESOLUÇÃO: 16 BITS
TAXA DE AMOSTRAGEM: 48kHz
CANAIS E SEUS RECURSOS:
Phantom Power +48V DC para todas as entradas XLR (não é individual por canal)
2 CANAIS MONO com entradas COMBO XLR/P10 – XLR (MIC/ balanceada) e P10 (LINE/ não balanceada)
1 CANAL ESTÉREO – Canal 3/4 com entradas P10 e entradas RCA. Ideal para ligar as saídas L e R de um teclado musical. Na gravação não sairá estéreo, os dois lados serão mixados em uma pista mono.
Botão 3/4 USB – Seleciona se o canal 3/4 irá trabalhar com as entradas P10 e RCA ou com o som do display MP3. Mais detalhes abaixo.
GANHO em todos os canais
EQUALIZADOR de 2 bandas – Agudo e grave
LOW CUT – Botão para corte de frequências baixas, pode ajudar no anti puff e a timbrar microfones com excesso de grave.
Vol. FX – Volume de efeito e controle de volume da saída auxiliar (FX OUT).
PAN – Direciona o sinal do canal para o lado L ou R do master da mesa.
LED PEAK – Indica que o som está clipando, distorcendo por estar muito alto.
NÃO POSSUI MUTE POR CANAL.
NÃO POSSUI PRÉ ESCUTA (SOLO/PLF).
EFEITO – Apenas Delay
16 VELOCIDADES DE DELAY
PROGRAM – Seleciona a velocidade do eco
DELAY – Ajuste de quantidade repetições do eco
FX LEVEL – Controla o volume geral do efeito
Qualidade 16 bits
SAÍDAS DE ÁUDIO e VOLUMES PRINCIPAIS
MAIN OUT – Saídas principais em P10 não balanceados. Saída para caixa ativas, amplificadores, etc.
PHONES – Saída estéreo com amplificação para fones de ouvido em P10 com volume independente do master. Não possui pré-escuta.
Vol. MAIN – Volume master da mesa. Um único deslizante para as duas saídas L e R.
SAÍDA AUXILIAR para monitoramento e efeito externo.
FX OUT – Permite trabalhar como via de monitoramento pós fader. (O efeito da mesa precisa ser desativado para usar como retorno). Pode ser utilizada para adicionar um efeito externo.
RETURN – Entrada auxiliar para efeito externo, use em conjunto com a FX OUT para poder substituir o Delay por um efeito externo à mesa (rack ou pedal).
MESA COMPACTA
Pode ser utilizada como uma mesa convencional, utilizando o adaptador 5V 1A como alimentação que acompanha o produto. A conexão deve ser feita pela entrada USB traseira, para deixar livre as funções do display multimídia.
Utilize as saídas MAIN OUT para ligar suas caixas ativas ou amplificadores. Utilize a saídas FX OUT como saída para retorno.
HABILITANDO O SOM DO DISPLAY MULTIMÍDIA
O canal 3/4 é responsável tanto por receber o som das entradas P10 e RCA quanto pelo som do MP3, INTERFACE e o som quem chega até a mesa por BLUETOOTH.
Para habilitar o canal 3/4 para receber o sinal do display multimídia basta pressionar o botão 3/4 USB e a aumentar o volume e o ganho do canal. Você terá a equalização disponível para utilizar no som do MP3, BLUETOOTH e da reprodução das músicas do computador por conexão USB-USB.
SAÍDA AUXILIAR PARA RETORNO DE PALCO
A MINIA-4 possui uma saída auxiliar FX OUT onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som na saída FX OUT será necessário que o efeito da mesa seja desativado através do botão FX LEVEL. A saída FX OUT é uma saída auxiliar do tipo pós fader, por tanto precisará aumentar o volume do canal no deslizante. Assim para liberar o som do canal desejado para a saída FX OUT basta desativar o efeito, abrir o volume no deslizante do canal e abrir o volume FX do canal.
UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)
A saída FX OUT pode ser utilizada como via para ligar efeitos externos na mesa. Caso seja priorizado os efeitos mais do que os retornos, o usuário poderá ligar a input do seu efeito externo na saída FX OUT, e a output do seu efeito externo na entrada RETURN. Assim toda vez que um o volume FX for aberto em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo.
USO EM LIVES E PROGRAMAS DE STREAM (OBS)
Para utilizar a mesa como fonte de áudio nas transmissões ao vivo, basta selecionar Jieli BR17 como opção de microfone nas plataformas utilizadas ou em seu programa de stream (ex: OBS)
USO EM REUNIÕES POR VÍDEO
Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar a Jieli BR17 como opção de microfone.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DIRETO (TEMPO REAL)
Esta interface possui um sistema de monitoramento direto, onde o sinal do pré amplificador é direcionado diretamente para os fones e saídas MONITOR, isso proporciona um retorno em tempo real do som que está entrando na interface. NÃO É POSSÍVEL DESATIVAR ESTE RECURSO.
SOBRE O CANAL ESTÉREO 3/4
O canal estéreo 3/4 não mantém sua divisão estéreo na gravação. Este modelo de mesa só faz gravação mono, tanto no pendrive quanto no modo interface.
Este canal ajuda a receber o sinal das saídas L e R de um teclado musical, e nas saídas principais MAIN OUT da mesa essa divisão ainda é mantida estéreo. Para a utilização como uma mesa convencional.
SOBRE O MONITORAMENTO DA FAIXA GUIA/PLAYBACK
Esta mesa possui um sistema simples de monitoramento de playback e não permite monitorar na própria mesa uma faixa já gravada enquanto se grava uma nova faixa. Quando feito desta forma, ocorre uma mistura das duas faixas. Isso acontece devido ao sinal do playback ser direcionado para o canal master da mesa, e o sinal do canal master ser direcionado para a gravação, formando um loop. Para contornar essa situação pode ser utilizado um outro dispositivo de áudio para escutar a faixa já gravada enquanto se utiliza a mesa apenas para enviar o sinal.
SOBRE O USO COM PLUG-INS DE EFEITO
Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.
SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS
Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento. Não haverá limitações.
SOBRE PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO/DAW
Não há restrição para nenhum programa de gravação/DAW, uma vez reconhecida pelo sistema operacional basta selecionar Jieli BR17 como dispositivo de áudio no programa DAW.
SOBRE O USO PARA ALINHAMENTO COM RTA
Pode ser utilizada para enviar o sinal do MIC RTA para o programa, ou enviar o ruído rosa para as caixas. Não é possível capturar o MIC RTA e enviar o ruído rosa simultaneamente pela interface, pois devido ao monitoramento direto ocorrerá um LOOP.
SOBRE O USO NO CELULAR COM CABO OTG
Apesar de ter alimentação externa a mesa apresenta mau funcionamento ao utilizar a interface com o cabo OTG no celular. Não sendo recomendado o uso em celulares via cabo OTG, pois os problemas de incompatibilidade poderão gerar transtorno.
MONITORAMENTO DA DAW
Não é possível utilizar o recurso MONITOR INPUT dos canais da DAW devido ao monitoramento direto da interface de áudio que não pode ser desativado. Habilitar o recurso monitor input do canal da DAW poderá gerar LOOP ou eco. Recomenda-se por tanto, utilizar apenas o monitoramento da interface de áudio.