OP-8

Mesa de som e interface USB Arcano

Descrição do Produto

OP-8 Arcano® – 4 entradas combo XLR-P10, 2 canais estéreo; efeito Delay 16bits; saídas principais em P10 (não balanceadas); 1 saída AUXILIAR; 2 entradas RCAs; interface USB; gravação no pendrive e conexão bluetooth.

MESA AMPLIFICADA – 360W RMS (4 Ohms)

ESTA MESA NÃO É BIVOLT

TENSÃO: 110v ou 220v

INTERFACE DE ÁUDIO USB

  • Indicada para fazer gravações básicas e LIVEs através do PC;
  • Compatível com qualquer programa de gravação/DAW;
  • Compatível com Windows 7/8/10 e Mac (todas as versões);
  • Plug and Play – Não precisa driver, porém compatível com ASIO4ALL;
  • Pode ser utilizada como saída de áudio para monitorar os samples de instrumentos virtuais trabalhando em conjunto com controladores MIDI;
  • Não indicada para tocar instrumentos utilizando efeitos de plug-ins devido a sua forma de monitoramento, mais detalhes abaixo;
  • Não grava em multipista. Não permite gravar os canais em pistas individuais simultaneamente.


RESOLUÇÃO: 16 Bits

TAXA DE AMOSTRAGEM: 48kHz

Conector USB A

MODO DE GRAVAÇÃO

Gravação apenas MONO: Todos os canais da mesa formam uma única pista MONO.

MODO REPRODUÇÃO VIA USB

Reprodução Estéreo: A música que vem do computador pelo USB é reproduzida em estéreo.  

USO DE PLUGINS

Não indicada para tocar instrumentos reais/analógicos utilizando em tempo real os efeitos de plug-ins, devido a sua forma de monitoramento direto que não pode ser desativada, mais detalhes abaixo.
Não há limitação para inserção de plug-ins durante a mixagem e masterização. 
Pode ser utilizada como saída de áudio para monitorar os samples de instrumentos virtuais trabalhando em conjunto com controladores MIDI, mais detalhes abaixo.

CONEXÃO BLUETOOTH 

Reproduza as músicas de seu celular, tablete, notebook, etc. diretamente em sua mesa através da conexão bluetooth. Não é possível enviar o som da mesa para esses dispositivos através do bluetooth, apenas reproduz o som do dispositivo na mesa.

Para trabalhar com o bluetooth da mesa basta pressionar o botão mode do display até aparecer a sigla BT e procurar em seu dispositivo a opção KG-08U. 

Reprodução do bluetooth: Som estéreo.

Curta distância: Aproximadamente 10 metros livres de barreiras.

GRAVAÇÃO DIRETA NO PENDRIVE

Grave o som da mesa diretamente em seu pendrive. Basta plugar o seu pendrive formatado em FAT32, pressionar o botão MODE do display até aparecer REC e pressionar PLAY para iniciar a gravação. 

Gravação MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO. 

Formato: .mp3 

Qualidade: 16 Bits – 48kHz

CANAIS E SEUS RECURSOS:

Phantom Power +48V DC para todas as entradas XLR (INDIVIDUAL POR CANAL).

4 CANAIS MONO com entradas combo XLR/ P10 – XLR (MIC/balanceada) e P10 (LINE/não balanceada).

2 CANAIS ESTÉREO – Entradas P10 L e R e entradas RCA TAPE 5/7 e 7/8.

GANHO em todos os canais.

Botão PAD – Atenua o nível de sinal da entrada retirando -26dB de ganho.

EQUALIZADOR de 3 bandas: Agudo, médio e grave.

Vol. FX/SEND – Volume de efeito e controle de volume da saída auxiliar SEND (pós fader).

LED PEAK – Indica que o canal está clipando, está com o nível de entrada muito alto. 

NÃO POSSUI MUTE POR CANAL.

NÃO POSSUI PRÉ ESCUTA.

SAÍDAS E VOLUMES PRINCIPAIS

SAÍDAS PRINCIPAIS – Apenas em P10 (não balanceada).

FONE DE OUVIDO P10 – Saída estéreo com amplificação para fones de ouvido. Não possui a função de pré escuta.

VOL. PHONE – Volume da saída de fone de ouvido. É independente do master.

VOL. MASTER – Único deslizante para as duas saídas L e R. Controla as saídas amplificadas e não amplificadas.

VOL. FX – Volume geral do efeito.

VOL. SEND – Volume geral da saída AUX.

VOL. RETURN – Volume da entrada auxiliar RETURN para efeito externo.

SAÍDA AUXILIAR para monitoramento e efeito externo

SEND – Saída auxiliar do tipo pós fader. Pode ser utilizada como via de monitoramento (precisa desativar o efeito) ou adicionar um efeito externo usando em conjunto com a entrada RETURN. 

Saída para monitor NÃO AMPLIFICADA.

ENTRADA para efeito externo

RETURN – Utilize-a em conjunto com a saída AUX para adicionar um efeito externo(Rack/Pedal). Mais detalhes abaixo.

EFEITO – Apenas Delay

16 VELOCIDADES DE DELAY.

PROGRAM – Seleciona a velocidade do eco.

Repeat – Ajuste de quantidade repetições do eco.

FX – Controla o volume geral do efeito.

Qualidade 16 bits.

DISPLAY PENDRIVE/USB/BT

CONEXÃO USB com função de interface de áudio e leitor de pendrive.

Botões avançar, voltar, play/pause;

Botão MODE – Seleciona a função BLUETOOTH e seleciona a função REC.

Não permite saltar pastas.

No display é mostrado apenas o número das músicas e o tempo de reprodução, não é mostrado o nome da música.

SAÍDAS AMPLIFICADAS (SPEAKER OUTPUTS)

Apenas saídas traseiras L e R são amplificadas, e funcionam em conjunto com as saídas principais (MASTER).

Saída para retorno NÃO AMPLIFICADA.

As saídas amplificadas são do tipo FULL RANGE, possuem uma resposta ampla e com ótimo desempenho nos graves, médios e agudos.

Conexões apenas em SPEAKON – Polaridade do SPEAKON: Centro positivo.

Cada canal (L e R) possui uma saída SPEAKON. 

IMPEDÂNCIA DE CAIXAS e POTÊNCIA

Verifique a IMPEDÂNCIA FINAL na saída de sua caixa passiva e confira abaixo a potência ofertada pelo amplificador na mesma impedância. 

Procure utilizar caixas com potência semelhante a potência oferecida pelos canais do amplificador. 

POTÊNCIA EM RMS

8Ω – 90W RMS por canal (Lado L, Lado R).

4Ω – 180W RMS por canal (Lado L, Lado R).

2Ω – Este amplificador NÃO opera com 2 Ohms de impedância, pode danificar o equipamento, pois seu projeto não contempla esta forma de trabalho.

CONFIGURAÇÕES SUGERIDAS

2 CAIXAS PASSIVAS de 8Ω

1 caixa de 8 Ohms no lado L + 1 caixa de 8 Ohms no lado R

2 CAIXAS PASSIVAS de 4Ω

1 caixa de 4 Ohms no lado L + 1 caixa de 4 Ohms no lado R

O VALOR DA IMPEDÂNCIA FINAL DA CAIXA

A impedância medida na entrada da caixa de som é o que determinará o quanto de potência será ofertada pelo amplificador. Essa impedância final é resultado das associações formadas pelos alto falantes, por tanto não é prático se orientar pela impedância individual dos alto falantes, medir a impedância final da associação é o que será determinante.

POTÊNCIA DO AMPLIFICADOR E A CAIXA PASSIVA

Para escolher um amplificador para sua caixa, verifique primeiramente qual é impedância de sua caixa e qual a impedância mínima admitida pelo amplificador.  

Para ter um bom rendimento com este amplificador, verifique na especificação do anúncio se na mesma impedância que a sua caixa, o amplificador oferece uma potência semelhante à da sua caixa de som. 

Por exemplo, se sua caixa é de 4 Ohms e toca 200W RMS, o amplificador deve oferecer em 4 Ohms uma potência semelhante a 200W RMS, isso para que você aproveite a potência RMS do amplificador e da sua caixa simultaneamente. 

1 VIA DE MONITORAMENTO/RETORNO

A OP-8 possui uma saída auxiliar SEND onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som de um dos canais da mesa para a saída SEND será necessário aumentar o volume FX/SEND do canal desejado e aumentar o volume do canal. A saída SEND é uma saída auxiliar do tipo pós fader, por tanto será preciso aumentar o volume no deslizante do canal para que o som saia nos monitores.

Esta saída não é amplificada.

É necessário desativar o efeito para utilizar a saída SEND como via de monitoramento. Isso para que não adicione delay nas saídas principais quando for liberar o canal para os monitores. 

Não é possível enviar o som do MP3 exclusivamente para os monitores, pois apesar de o canal do MP3 permitir compartilhar o sinal para os monitores, ele também envia para as saídas principais. 

UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)

A saída e SEND pode ser utilizada como via para ligar efeitos externos na mesa. Caso seja priorizado os efeitos mais do que o retorno, o usuário poderá ligar a input do seu efeito externo na saída SEND, e a output do seu efeito externo na entrada RETURN. Assim toda vez que um dos volumes SEND forem abertos em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo. 

LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES – SAÍDAS PRINCIPAIS “MAIN OUT”

A OP-8 disponibiliza saídas principais em conexões apenas em P10 não balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos P10-P10 ou P10-XLR.

USO EM LIVES E PROGRAMAS DE STREAM (OBS, PODCAST, entre outros)

Para utilizar a mesa como fonte de áudio nas transmissões ao vivo, basta selecionar Jieli BR17 como opção de microfone nas plataformas utilizadas ou em seu programa de stream (ex: OBS).

USO EM REUNIÕES POR VÍDEO 

Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar a Jieli BR17 como opção de microfone.

LIGANDO EM INTERFACES DE ÁUDIO

As saídas MAIN OUTs podem ser plugadas nas entradas de uma interface de áudio para fazer uma gravação ou transmissão ao vivo. A saída AUX também pode ser utilizada, porém a divisão estéreo não será mantida. 

BLUETOOTH

Para ativar o bluetooth basta pressionar o botão mode até aparecer a sigla BT, procurar o dispositivo de áudio KG-08U na lista do bluetooth em seu aparelho e selecioná-la para parear. 

Para conectar outro aparelho via bluetooth na mesa, nenhum outro dispositivo pode estar pareado com ela.

Curta distância: Aproximadamente 10 metros livres de barreiras, varia de acordo com a potência de emissão do aparelho móvel.

SOBRE O MONITORAMENTO DA FAIXA GUIA/PLAYBACK

Esta mesa possui um sistema simples de monitoramento de playback e não permite monitorar na própria mesa uma faixa já gravada enquanto se grava uma nova faixa. Quando feito desta forma, ocorre uma mistura das duas faixas. Isso acontece devido ao sinal do playback ser direcionado para o canal master da mesa, e o sinal do canal master ser direcionado para a gravação, formando um loop. Para contornar essa situação pode ser utilizado um outro dispositivo de áudio para escutar a faixa já gravada enquanto se utiliza a mesa apenas para enviar o sinal.

SOBRE O USO DA INTAFACE USB COM PLUG-INS DE EFEITO

Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.

SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS

Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento. Não haverá limitações.

MONITORAMENTO DA DAW

Não é possível utilizar o recurso MONITOR INPUT dos canais da DAW devido ao monitoramento direto da interface de áudio que não pode ser desativado. Habilitar o recurso monitor input do canal da DAW poderá gerar LOOP ou eco. Recomenda-se por tanto, utilizar apenas o monitoramento da interface de áudio.

SOBRE O USO NO CELULAR COM CABO OTG

Apesar de ter alimentação externa a mesa apresenta mau funcionamento ao utilizar a interface com o cabo OTG no celular. Não sendo recomendado o uso em celulares via cabo OTG, pois os problemas de incompatibilidade poderão gerar transtorno.