Descrição do Produto
Mesa PRAK-10 Arcano® – 4 canais mono com entradas XLR para microfone e P10 linha; 2 canais com entradas XLR mono e 2 entradas L/R em P10; 1 canal estéreo com L/R em P10 e conexão P2 auxiliar; efeitos 32bits incluindo REVERB; saída principais em XLR (balanceadas) e P10 (não balanceadas); 1 saída AUXILIAR; interface USB; gravação no pendrive e conexão bluetooth.
MESA AMPLIFICADA – 500W RMS (4Ω)
ESTA MESA NÃO É BIVOLT
TENSÃO: 110V ou 220V
GRAVAÇÃO DIRETA NO PENDRIVE
Grave o som da mesa diretamente em seu pendrive. Basta plugar o seu pendrive formatado em FAT32, pressione 2 vezes o botão mode para selecionar a função REC, pressione e segure o botão play/REC para iniciar a gravação.
Gravação MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.
Formato: .mp3
Qualidade do arquivo: 126kbps – 48KHz taxa de amostragem
CANAIS E SEUS RECURSOS
- Phantom Power +48V DC para todas as entradas XLR (não é individual por canal).
- 4 canais MONO com entradas XLR e P10 – XLR (MIC/balanceada) e P10 (LINE/não balanceada).
- 2 canais ESTÉREO com entradas L e R divididas em P10 (não balanceado), além de 1 entrada MONO em XLR balanceado para microfone.
- 1 canal ESTÉREO com entradas L e R dividas em RCA (não balanceado), além de possuir uma entrada auxiliar P2 (estéreo) para conectar aparelhos através de saídas de fone.
- Botão 9/10-USB – Responsável por ativar o áudio do USB/BT. Este botão desativa as entradas RCA e P2 estéreo do canal 9/10 para receber e controlar o áudio do USB/BT.
- GANHO em todos os canais.
- EQUALIZADOR de 3 bandas: Agudo, médio e grave (p/ canais de 1 a 8).
- EQUALIZADOR de 2 bandas: Agudo, grave (p/ canal 9/10).
- Vol. AUX – Volume da saída auxiliar AUX (pré fader).
- Vol. FX – Volume do efeito do canal.
- LED PEAK – Indica que o canal está clipando, quando está com o nível de entrada muito alto.
- PAN – Direciona o som do canal para o lado direito ou esquerdo do master.
- LOW CUT – Corte de frequências graves.
- Botão PFL – Pré escuta nos canais de 1 a 8.
- NÃO POSSUI MUTE POR CANAL.
- NÃO POSSUI INSERT.
SAÍDAS e VOLUMES PRINCIPAIS
SAÍDAS PRINCIPAIS: Em XLR (balanceada) e em P10 (não balanceada).
PHONES – Saída em P10 estéreo com amplificação para fones de ouvido. Com função de pré-escuta.
SAÍDAS GROUP OUT: Em P10 (não balanceada), podem ser utilizadas paralelamente as saídas principais, ou como saídas AUXILIARES.
VOL. PHONE – Volume da saída de fone de ouvido e CONTROL ROOM. Não é independente do master.
VOL. MASTER – Com um único deslizante para os dois lados (L e R).
VOL. GROUP 1-2 – Volume das saídas GROUP OUT 1 e 2.
VOL. FX – Volume geral do efeito.
VOL. AUX – Volume geral da saída auxiliar.
VOL. RETURN – Volume da entrada auxiliar RETURN para efeito externo.
SAÍDA AUXILIAR para monitoramento e efeito externo
AUX – Saída auxiliar PRÉ FADER. Não precisa desativar o efeito da mesa.
Esta saída pode ser utilizada em conjunto com a entrada RETURN para adicionar um efeito externo a mesa.
É possível enviar o som do MP3 para os monitores. Basta abrir o volume AUX do canal 9/10 e abaixar o botão 9/10-USB.
GROUP OUT – Podem ser utilizadas como saídas auxiliares do tipo pós fader, por possuírem um volume independente do MASTER.
CANAL DO MP3/BLUETOOTH
Esta mesa utiliza o canal 9/10 para controlar o som do MP3. Não é possível utilizar as entradas 9/10 ao mesmo tempo em que se utiliza a entrada USB ou o bluetooth.
Botão 9/10-USB ativa o som do USB/BT no canal 9/10.
EQUALIZADOR de 2 bandas: Agudo e grave.
LEVEL – Ajuste de volume do som do MP3 e bluetooth.
PAN – Direciona o som do canal para o lado direito ou esquerdo do master.
NÃO POSSUI PRÉ ESCUTA (PFL).
NÃO POSSUI MUTE.
DISPLAY DE MP3/BLUETOOTH/USB
Botões de avançar, voltar, play/pause – Podem ser utilizados na função bluetooth e também USB-USB, trocando as faixas do PC ou dispositivo móvel através do display da mesa. Mais detalhes abaixo.
Display – Mostra o número da faixa e o tempo de reprodução, não mostra o nome da música.
Botão MODE – Seleciona entre a opção leitura de pendrive, bluetooth e REC (gravação no pendrive).
Permite reproduzir as músicas do computador através de um cabo USB A – USB A, basta selecionar JieliBr17 como alto falante no Windows.
PAINEL DE EFEITO
EFEITOS: 16 presets, qualidade 32 bits.
Incluindo: REVERB e DELAY. Não possui modulações como Chorus e Flanger.
Botão DSP SELECT – Permite selecionar um dos 16 presets, basta usar as setas para cima ou para baixo para escolher o número do efeito no display MP3.
PARAMETER – Ajusta a duração/ intensidade do efeito.
FX – Volume geral do processador de efeito.
Não permite enviar o efeito para a saída auxiliar AUX.
SAÍDAS AMPLIFICADAS (SPEAKER OUTPUTS)
Apenas saídas traseiras L e R são amplificadas, e funcionam em conjunto com as saídas principais (MASTER).
Saída para retorno NÃO AMPLIFICADA.
As saídas amplificadas são do tipo FULLRANGE, possuem uma resposta ampla e com ótimo desempenho nos graves, médios e agudos.
Conexões em P10 e SPEAKON – Polaridade do SPEAKON: Centro positivo.
Cada canal (L e R) possui uma saída P10 e outra SPEAKON.
SAÍDAS PARALELAS
Cada lado amplificado (L e R) possuem duas saídas paralelas (P10 e SPEAKON). Ao ligar uma caixa em cada saída amplificada o valor da impedância irá diminuir.
Se for utilizar duas caixas em um mesmo lado amplificado da mesa, as caixas deverão possuir impedância de 16Ω ou 8Ω.
IMPEDÂNCIA DE CAIXAS e POTÊNCIA
Verifique a IMPEDÂNCIA FINAL de sua caixa passiva e confira abaixo a potência ofertada pelo amplificador na mesma impedância.
Procure utilizar caixas com potência semelhante a potência oferecida pelos canais do amplificador.
POTÊNCIA EM RMS
8Ω – 250W RMS – 125W RMS por canal (lado L, lado R)
4Ω – 500W RMS – 250W RMS por canal (lado L, lado R)
2Ω – Este amplificador não opera com 2Ω de impedância, pode danificar o equipamento, pois seu projeto não contempla esta forma de trabalho.
CONFIGURAÇÕES SUGERIDAS
2 CAIXAS PASSIVAS de 8Ω
1 caixa de 8Ω no lado L + 1 caixa de 8Ω no lado R
2 CAIXAS PASSIVAS de 4Ω
1 caixa de 4Ω no lado L + 1 caixa de 4Ω no lado R
4 CAIXAS PASSIVAS todas de 8Ω
2 caixas de 8Ω no lado L + 2 caixas de 8Ω no lado R
Não é possível ligar 4 caixas de 4Ω uma em cada saída, pois a impedância final será de 2Ω. Este amplificador não suporta trabalhar com essa impedância.
O VALOR DA IMPEDÂNCIA FINAL DA CAIXA
A impedância medida na entrada da caixa de som é o que determinará o quanto de potência será ofertada pelo amplificador. Essa impedância final é resultado das associações formadas pelos alto falantes, por tanto não é prático se orientar pela impedância individual dos alto falantes, medir a impedância final da associação é o que será determinante.
POTÊNCIA DO AMPLIFICADOR E A CAIXA PASSIVA
Para escolher um amplificador para sua caixa, verifique primeiramente qual é impedância de sua caixa e qual a impedância mínima admitida pelo amplificador.
Para ter um bom rendimento com este amplificador, verifique na especificação do anúncio se na mesma impedância que a sua caixa, o amplificador oferece uma potência semelhante à da sua caixa de som.
Por exemplo, se sua caixa é de 4Ω e toca 200W RMS, o amplificador deve oferecer em 4Ω uma potência semelhante a 200W RMS, isso para que você aproveite a potência RMS do amplificador e da sua caixa simultaneamente.
1 VIA DE MONITORAMENTO/RETORNO
A PRAK-10 possui uma saída auxiliar AUX onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som de um dos canais da mesa para a saída AUX, será necessário apenas aumentar o volume AUX do canal desejado. O volume geral AUX também deverá estar aberto.
A saída AUX é independente da via de efeito, por tanto poderá ser utilizada sem afetar o funcionamento do efeito da mesa.
Permite enviar o som do MP3 para os retornos.
Não é possível enviar o efeito para os monitores.
UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)
A AUX pode ser utilizada como via para ligar efeitos externos na mesa. Caso seja priorizado os efeitos mais do que o retorno, o usuário poderá ligar a input do seu efeito externo na saída AUX, e a output do seu efeito externo na entrada RETURN. Assim toda vez que um dos volumes AUX forem abertos em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo.
LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES – SAÍDAS PRINCIPAIS “MAIN OUT”
A PRAK-10 disponibiliza saídas principais em conexões XLR balanceadas e P10 não balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos XLR-XLR/XLR-P10.
LIGANDO EM INTERFACES DE ÁUDIO
As saídas MAIN OUTs podem ser plugadas nas entradas de uma interface de áudio para fazer uma gravação ou transmissão ao vivo. A saída AUX também pode ser utilizada, porém a divisão estéreo não será mantida.
BLUETOOTH
Para ativar o bluetooth basta pressionar o botão mode, procurar o dispositivo de áudio KG-DM na lista do bluetooth em seu aparelho e selecioná-la para parear.
Para conectar outro aparelho via bluetooth na mesa, nenhum outro dispositivo pode estar pareado com ela.
O alcance do bluetooth não se aplica a longas distâncias, seu alcance é de aproximadamente 10m em áreas livres de barreiras. Pode variar para menos de acordo com a potência de emissão do dispositivo móvel.
Reprodução do bluetooth: Som estéreo.
RECURSO PFL
A PRAK-10 possui o recurso de pré escuta por canal pré fader, ou seja, permite você escutar na saída de fone exatamente como o canal está soando antes de liberar o som para as PAs. O recurso é geralmente utilizado para fazer algum ajuste com o volume do canal zerado, evitando assim o desconforto das alterações no som nas PAs.
REPRODUÇÃO DO COMPUTADOR VIA USB-USB
A mesa PRAK-10 permite ser conecta via USB-USB com o computador para reproduzir o áudio de playlist de músicas baixadas no PC ou reproduzidas na internet como YouTube e Spotify. Podendo avançar, voltar e pausar as músicas através dos botões do display da própria mesa.
Para reproduzir o som do computador basta plugar um cabo USB A – USB A na entrada para pendrive da mesa e no computador, depois selecione o dispositivo JieLi BR17 no Windows como opção de alto falante.
USO EM LIVES E PROGRAMAS DE STREAM (OBS, entre outros)
Para utilizar a mesa como fonte de áudio nas transmissões ao vivo, basta selecionar JieLi BR17 como opção de microfone nas plataformas utilizadas ou em seu programa de stream (ex: OBS).
USO EM REUNIÕES POR VÍDEO
Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar a JieLi BR17 como opção de microfone.
LIGANDO EM INTERFACES DE ÁUDIO
As saídas MAIN OUTs podem ser plugadas nas entradas de uma interface de áudio para fazer uma gravação ou transmissão ao vivo. A saída AUX também pode ser utilizada, porém a divisão estéreo não será mantida.
BLUETOOTH
Para ativar o bluetooth basta pressionar o botão mode, procurar o dispositivo de áudio MIXER-01 na lista do bluetooth em seu aparelho e selecioná-la para parear.
Para conectar outro aparelho via bluetooth na mesa, nenhum outro dispositivo pode estar pareado com ela.
O alcance do bluetooth não se aplica a longas distâncias, seu alcance é de aproximadamente 10m em áreas livres de barreiras.
SOBRE O MONITORAMENTO DA FAIXA GUIA/PLAYBACK
Esta mesa possui um sistema simples de monitoramento de playback e não permite monitorar na própria mesa uma faixa já gravada enquanto se grava uma nova faixa. Quando feito desta forma, ocorre uma mistura das duas faixas. Isso acontece devido ao sinal do playback ser direcionado para o canal master da mesa, e o sinal do canal master ser direcionado para a gravação, formando um loop. Para contornar essa situação pode ser utilizado um outro dispositivo de áudio para escutar a faixa já gravada enquanto se utiliza a mesa apenas para enviar o sinal.
SOBRE O USO COM PLUG-INS DE EFEITO
Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.
SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS
Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento. Não haverá limitações.
SOBRE PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO/DAW
Não há restrição para nenhum programa de gravação/DAW, uma vez reconhecida pelo sistema operacional basta selecionar JieLi BR17 como dispositivo de áudio no programa DAW.