TOMP-12

Mesa de som profissional Arcano

Descrição do Produto

Mesa TOMP-12 Arcano® 12 entradas balanceadas para microfones; efeitos 24BITs incluindo REVERB; saídas principais em XLR e P10; 2 equalizadores gráficos (L e R) de 9 bandas; 3 saídas AUXILIARES; 4 saídas de subgrupo; pré-escuta SOLO nos canais; phantom power individual por canal; entrada e saída RCA (REC/TAPE); leitor de pendrive com bluetooth, gravação no pedrive, interface de áudio estéreo.

  • Dimensões (L×C×A): 57×46,5×14,5cm.

INTERFACE DE ÁUDIO USB

  • Indicada para fazer gravações básicas e LIVEs através do PC.
  • Compatível com qualquer programa de gravação/DAW.
  • Compatível com qualquer plataforma de vídeo conferência.
  • Compatível com Windows 7/8/10 e Mac (todas as versões).
  • Plug and Play – Não precisa driver, porém compatível com ASIO4ALL.
  • Não indicada para tocar instrumentos utilizando efeitos de plug-ins devido a sua forma de monitoramento, mais detalhes abaixo.
  • Não grava em multipista. Não permite gravar os canais em pistas individuais simultaneamente.
  • RESOLUÇÃO: 24 BITS
  • TAXA DE AMOSTRAGEM: 48kHz
  • Conector USB B

MODO DE GRAVAÇÃO

Gravação ESTÉREO: Grava duas pistas L e R individuais, os canais podem ser divididos em L e R através do botão PAN, ou duas pistas mono individuais se o programa permitir.

MODO REPRODUÇÃO VIA USB 

Reprodução ESTÉREO – A música que vem do computador pelo USB é reproduzida em estéreo.
Vol. CD/ PC IN – Controla o som que é reproduzido no computador e enviado para a mesa.
SAÍDA DE ÁUDIO – O áudio recebido via USB INTERFACE é enviado para as saídas MAIN OUTs, não é enviado para as saídas SUB OUTPUTs nem saídas monitoras AUX SEND.

CONEXÃO BLUETOOTH

Reproduza as músicas de seu celular, tablete, notebook, etc. diretamente em sua mesa através da conexão bluetooth. Não é possível enviar o som da mesa para esses dispositivos através do bluetooth, apenas reproduz o som do dispositivo na mesa.
Para trabalhar com o bluetooth da mesa basta pressionar o botão MP3/BT do display BLUETOOTH e segurar por 2 segundos, depois procurar MIXER-01 na lista de dispositivos do seu aparelho.

Curto alcance – Máximo 10m sem barreiras, pode variar para menos de acordo com a potência de emissão do dispositivo móvel.

Reprodução do bluetooth: Som estéreo.

GRAVAÇÃO DIRETA NO PENDRIVE

Grave o som da mesa diretamente em seu pendrive. Basta plugar o seu pendrive formatado em FAT32, pressione e segure o botão STOP/REC por dois segundos que a irá iniciar a gravação dos canais.

Gravação no pendrive é MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.
Formato: .WAV
Qualidade do arquivo: 131kbps – 32KHz taxa de amostragem

CANAIS E SEUS RECURSOS:

Phantom Power +48V INDIVIDUAL por canal (todos os canais) + Chave geral +48V.
12 CANAIS MONO com entradas XLR e P10 – XLR (MIC/balanceada) e P10 (LINE/não balanceada).
INSERT – Em todos os canais. 
GANHO em todos os canais.
LOWCUT – Realiza um corte de frequências baixas.
EQUALIZADOR de 4 bandas: Agudo, grave, médio + FREQ (mais detalhes abaixo).
Vol. AUX (1, 2, 3) – Volume da saída auxiliar AUX (pré fader).
Botão PRE (AUX 3) – Seleciona entre auxiliar pré fader e pós fader.
Vol. FX – Volume do efeito do canal e da saída auxiliar pós fader FX OUT.
LED CLIP – Indica que o canal está clipando, está com o nível de entrada muito alto.
PAN – Direciona o som do canal para o lado direito ou esquerdo do master.
ON/OFF – Ativa ou desativa o canal, é uma função MUTE por canal.
SOLO – Pré escuta em todos os canais do tipo PFL, mais detalhes abaixo. 
BOTÃO 1-2 – Direciona o som do canal para os SUBGRUPOS (sub outputs) 1 e 2.
BOTÃO 3-4 – Direciona o som do canal para os SUBGRUPOS (sub outputs) 3 e 4.
MAIN – Direciona o som do canal para as saídas principais MAIN OUTS.
NÃO POSSUI CANAL ESTÉREO.
NÃO POSSUI DIRECT OUT.
NÃO POSSUI COMPRESSOR.

SAÍDAS PRINCIPAIS, VOLUMES PRINCIPAIS & EQUALIZADOR GRÁFICO

SAÍDAS PRINCIPAIS (main outs): XLR (balanceada) e P10 (não balanceada).
FONE DE OUVIDO P10 – Saída estéreo com amplificação para fones de ouvido. 
VOL. PHONE/CTRL ROOM – Volume da saída de fone de ouvido. Não é independente do master.
Botão STEREO/GROUP –  Escolha ouvir nos fones e control room as saídas principais ou os subgrupos através dessa chave.
Botão 1-2/3-4 – Seleciona qual subgrupo escutará nos fones.
CONTROL ROOM – Saída P10 (não balanceada) para caixas L e R, funcionam em conjunto com a saída de fone.

VOL. CD/PC IN – Controla o volume de entrada através da INTERFACE e da entrada RCA.
VOL. MAIN – Volume MASTER com um único deslizante para as saídas L e R.
VOL. FX RET– Volume geral do primeiro efeito, com botão MUTE (ON/OFF).
SUB 1/2 – Volume das saídas SUB OUTPUTs (sub grupos), com botão MUTE (ON/OFF).
SUB 3/4 – Volume das saídas SUB OUTPUTs (sub grupos), com botão MUTE (ON/OFF).
EQUALIZADOR GRÁFICO com 9 bandas, equalizadores L e R individuais. Com botão by-pass EQ IN para os dois equalizadores.

CONEXÕES RCAs TAPE OUT/CD IN

INPUT – Entrada de áudio RCA, seu sinal é controlado pelo volume CD/ PC IN.
OUTPUT – Saída de áudio RCA, funciona em conjunto com as saídas MAIN OUTs e seu sinal é regulado pelo volume MAIN. 

SAÍDA AUXILIAR para MONITORAMENTO 

AUX SENDS (1, 2, 3) – 3 Saídas de monitoramento do tipo pré fader. 
VOL. AUX SEND (1, 2, 3) – Volume geral de cada saída AUXILIAR (AUX SEND).
Botão SOLO – Pré escuta de cada saída auxiliar (1, 2, 3).
Não permite enviar o som do MP3/Bluetooth para os monitores.
Não precisa desativar o efeito da mesa.

SAÍDA para EFEITO EXTERNO ou MONITORAMENTO PÓS FADER

FXOUT – Saídas AUXILIAR do tipo PÓS FADER – Pode ser utilizada como via de monitoramento desativando o primeiro efeito da mesa, ou utilizá-la para adicionar um efeito externo através da STEREO AUX RETURN.

DISPLAY E CANAL DO MP3/BLUETOOTH

DISPLAY – Mostra o número da faixa e tempo de reprodução
Botão PROGRAM (PUSH) – Troca de faixa girando para esquerda ou para direita, atua na leitura de pendrive e também na reprodução por BLUETOOTH, pausa e inicia a reprodução pressionando-o.
Botão REP – Repete a faixa.
STOP/REC – Pressionando rapidamente ele funciona como STOP e interrompe a música. Pressionando e segurando por 2 segundos será iniciada a gravação dos canais da mesa no pendrive.
EQUALIZADOR de 2 bandas: Agudo e grave.
Deslizante MP3/BT – Ajuste de volume do som do MP3 e bluetooth.
Botão SOLO – PRÉ ESCUTA (PFL).
BOTÃO 1-2 – Direciona o som do canal para os SUBGRUPOS 1 e 2.
BOTÃO 3-4 – Direciona o som do canal para os SUBGRUPOS 3 e 4.
Botão ON/OFF – Corta o som do MP3/Bluetooth.
NÃO ENVIA O SINAL PARA OS MONITORES (saídas AUXILIARES).

PAINEL DE EFEITO

1 processador de efeito com 99 presets de efeitos incluindo: REVERB, DELAY e CHORUS. Só é possível selecionar 1 efeito para toda a mesa.
DISPLAY mostra o número do efeito selecionado e o volume do efeito.
Botão PROGRAM (PUSH) – Botão giratório permite selecionar os presets de efeito de 1 a 99, girando-o para direita ou esquerda e pressionando para escolher o efeito.
FX – Volume geral do processador de efeito
Deslizante FX RET – Volume geral do efeito da mesa

3 VIAS DE MONITORAMENTO/RETORNO + 1 saída auxiliar FX OUT

A TOMP-12 possui três saídas auxiliares AUX SENDs 1, 2 e 3 onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som de um dos canais da mesa para estas saídas AUX SEND será necessário apenas aumentar o volume AUX do canal desejado. A saída AUX SEND é uma saída auxiliar do tipo pré fader, por tanto não será preciso aumentar o volume no deslizante do canal para que o som saia nos monitores.
A saída auxiliar AUX 3 possui a opção de trabalhar como PRÉ ou PÓS fader, basta pressionar o botão PRE que fica ao lado de cada volume por canal torna-la pré fader.
A saída FX OUT também pode ser utilizada como vias de monitoramento pós fader.   
A saída FX OUT é uma saída auxiliar do tipo pós fader, por tanto precisará aumentar o volume do canal no deslizante. Assim, para liberar o som do canal desejado para a saída FX OUT basta desativar o efeito, abrir o volume no deslizante do canal e abrir o volume FX do canal. 
Outra forma de obter vias de monitoramento seria com as saídas SUB OUTPUT, por possuírem um volume individual ao volume principal das PAs. Nesse caso, as saídas “SUB” funcionariam como via de retorno PÓS FADER, necessitando que o volume do canal esteja aberto. Selecione os canais desejados a saírem no SUB OUTPUT através do botão 1-2 de cada canal, e aumente o volume das saídas 1, 2, 3 e 4 pelos deslizantes SUB1, SUB2, SUB3 e SUB4.

UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)

A saída FX OUT pode ser utilizada como via para ligar efeitos externos na mesa. O usuário poderá ligar a input do seu efeito externo em uma das saídas FX, e a output do seu efeito externo na entrada STEREO RETURN. Assim toda vez que o volume FX for aberto em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo.

LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES – SAÍDAS PRINCIPAIS E SAÍDAS SUB OUTPUT

A TOMP-12 disponibiliza saídas principais em conexões XLR balanceadas e P10 não balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos XLR-XLR/XLR-P10/P10-P10.   
Além das saídas tradicionais MAIN OUT onde o usuário poderá ligar seus amplificadores e PAs ativas, a TOMP possui as saídas SUB OUTPUT, ou saídas de grupo. Essas saídas permitem que você controle o volume de um grupo de microfones através de um único deslizante.
Em um SET de bateria por exemplo, onde ocupa-se vários canais e cada peça possui um volume específico é naturalmente complicado de modificar o volume “total” da bateria. Assim, para definir o quanto o som da bateria vai estar presente nas PAs seria necessário mexer nos deslizantes de cada um dos canais de cada peça da bateria, e ainda manter a relação de posição entre os deslizantes para não perder a regulagem individual das peças.
Com o recurso de SUB OUTPUT, você pode selecionar quais os canais serão controlados pelo mesmo volume deslizante. Basta você pressionar o botão 1-2 de cada canal onde está ligada uma peça da bateria e regular os volumes de cada uma das peças. Utilize os volumes SUB1 e SUB2 para controlar o volume total da bateria. O mesmo recurso pode ser utilizado em corais, orquestras, ou qualquer aplicação onde há grupos de microfones.

EQUALIZAÇÃO DOS CANAIS E EQUALIZADOR GRÁFICO

Em cada um dos canais está presente o botão FREQ que permite selecionar quais as frequências de médio serão trabalhadas com o botão MID. O usuário irá aumentar ou diminuir a presença de médio com o botão MID e definir se será MÉDIO GRAVE ou MÉDIO AGUDO com o botão FREQ.
Além dos equalizadores dos canais a mesa TOMP possui dois equalizadores gráficos de 9 bandas para as saídas MAIN OUT (L e R) em que o usuário poderá aplicar uma equalização em cima de todos os canais simultaneamente. O equalizador possui um botão EQ IN para que o usuário possa ativar e desativar a equalização sem perder o posicionamento das palhetas.

TAPE (RCA)

São úteis para enviar um som estéreo para a mesa, ligando a saída de fone de um computador, de um celular, DVDs, CD players, etc. Seu volume é controlado pelo botão TAPE.

REC (RCA)

São úteis para enviar o som da mesa para algum gravador, interface, entradas de microfone P2. São controladas pelo volume MAIN MIX L e R.

RECURSO PFL

A TOMP-12 possui o recurso de pré escuta por canal pré fader, ou seja, permite você escutar na saída de fone exatamente como o canal está soando antes de liberar o som para as PAs. O recurso é geralmente utilizado para fazer algum ajuste com o volume do canal zerado, evitando assim o desconforto das alterações no som das PAs.

USO EM LIVES E PROGRAMAS DE STREAM (OBS, entre outros)

Para utilizar a mesa como fonte de áudio nas transmissões ao vivo, basta selecionar USB AUDIO DEVICE como opção de microfone nas plataformas utilizadas ou em seu programa de stream (ex: OBS).

USO EM REUNIÕES POR VÍDEO 

Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar a USB AUDIO DEVICE como opção de microfone.

LIGANDO EM INTERFACES DE ÁUDIO

As saídas MAIN OUTs podem ser plugadas nas entradas de uma interface de áudio para fazer uma gravação ou transmissão ao vivo. A saída AUX também pode ser utilizada, porém a divisão estéreo não será mantida.

BLUETOOTH

Para ativar o bluetooth basta pressionar e segurar o botão MP3/BT, procurar o dispositivo de áudio MIXER-01 na lista do bluetooth em seu aparelho e selecioná-la para parear. 
Para conectar outro aparelho via bluetooth na mesa, nenhum outro dispositivo pode estar pareado com ela.

Curta distância: Aproximadamente 10 metros livres de barreiras, varia de acordo com a potência de emissão do aparelho móvel.

SOBRE O MONITORAMENTO DA FAIXA GUIA/PLAYBACK

Esta mesa possui um sistema simples de monitoramento de playback e não permite monitorar na própria mesa uma faixa já gravada enquanto se grava uma nova faixa. Quando feito desta forma, ocorre uma mistura das duas faixas. Isso acontece devido ao sinal do playback ser direcionado para o canal master da mesa, e o sinal do canal master ser direcionado para a gravação, formando um loop. Para contornar essa situação pode ser utilizado um outro dispositivo de áudio para escutar a faixa já gravada enquanto se utiliza a mesa apenas para enviar o sinal.

SOBRE O USO DA INTERFACE USB COM PLUG-INS DE EFEITO

Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.

SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS

Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento. Não haverá limitações.

SOBRE PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO/DAW

Não há restrição para nenhum programa de gravação/DAW, uma vez reconhecida pelo sistema operacional basta selecionar USB AUDIO DEVICE como dispositivo de áudio no programa DAW.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DIRETO (TEMPO REAL)

Esta interface possui um sistema de monitoramento direto, onde o sinal do pré amplificador é direcionado diretamente para os fones e saídas MONITOR, isso proporciona um retorno em tempo real do som que está entrando na interface. NÃO É POSSÍVEL DESATIVAR ESTE RECURSO.

MONITORAMENTO DA DAW

Não é possível utilizar o recurso MONITOR INPUT dos canais da DAW devido ao monitoramento direto da interface de áudio que não pode ser desativado. Habilitar o recurso monitor input do canal da DAW poderá gerar LOOP ou eco. Recomenda-se por tanto, utilizar apenas o monitoramento da interface de áudio.